simplesmente delícia

20 de outubro de 2010

  • Uma amiga querida me deu esse livro de presente comentando não somente que ela tinha adorado, mas que tinha certeza que eu ia adorar, afinal se tratava de comida e da França, dois amores meus. E ela estava certíssima: o livro é realmente muito bom. Nele Steinberger procura entender o declínio da culinária francesa através dos últimos anos passando não somente pela cozinha dos restaurantes mas também pela política, pela economia e pelos hábitos sociais. O resultado é um livro não somente interessante mas muito bem escrito, cheio de anedotas, boas estórias, e extremamente bem embasado.
  • Steinberger é um apaixonado pela França e parece que ele começa a sua investigação um pouco incrédulo com a real situação desse país notoriamente associado à excelente comida e vinhos. Ele começa percorrendo a historia, desde a chegada dos cozinheiros de Catarina de Médici, da Itália, aparentemente injustamente responsabilizados pela introdução da culinária “refinada”, passando por Carême, Escoffier, Brillat-Savarin, Bocuse até o sucesso do Mcdonalds, o Guia Michelin e o Império de Ducasse. Mas também inclui investigações profundas sobre a economia do país, o peso da burocracia francesa, a mudança nos costumes da população por exemplo.
  • Os tempos mudam, e aceitamos isso como parte da vida, mas ainda assim fica uma nostalgia de um país aonde não é mais sempre fácil e obvio encontrar boa comida e bons vinhos, e pela primeira vez na historia da culinária moderna, os principais chefs e restaurantes do mundo, não são franceses.

 

7 comentários

  1. marina mott disse

    21 out 2010, 5:15 am

    Bela dica! Vou em busca do livro!! Bjs!

  2. Luciana Betenson disse

    21 out 2010, 9:24 am

    Adorei a dica, já tá lista o livro :-) Bj,

  3. Teresa disse

    21 out 2010, 9:38 am

    Oi,
    fiquei super entusiasmada com esse livro. Vc sabe se o autor eh brasileiro? Eu moro nos EUA e estou procurando o livro pelo autor e nao estou encontrando, se o livro foi traduzido para o portugues com certeza ele tem outro titulo aqui. Obrigada Teresa

  4. flaviapantoja disse

    21 out 2010, 10:15 am

    Teresa, o Michael Steinberger é americano. Nos USA o livro se chama Au Revoir to All That: Food, Wine and The End of France. Voce encontra facilmente na Amazon, pelo nome do autor. Um bj, Flavia

  5. CLAUDIA MARIAH disse

    21 out 2010, 10:33 am

    FLÁVIA,
    OBRIGADO PELA DICA
    CLAUDIA MARIAH (BH)

  6. LilicaGourmet disse

    30 out 2010, 9:46 pm

    Uau, que boa dica. Vou procurar o livro na Feira do Livro de Porto Alegre, que começou ontem.
    O que se vê hoje é que a Espanha é que está ‘bombando’, conduzindo as inovações da cozinha, com muitos chefes renomados e considerados os melhores do mundo! Será o declínio do império francês? :)

  7. Brito disse

    10 abr 2017, 11:25 pm

    Trabalho em um bistrô francês de escargot é muita frescurinha,brasileiro gosta de comer bem e beber, já diz o ditado:QUEM SE PREOCUPA COM ETIQUETA NÃO APRECIA O SABOR!!! e lá tá fraquissimo,quase fechando.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem