simplesmente delícia

12 de setembro de 2010

  • O assunto Pizza é uma coisa muito séria.  As facções são claramente divididas e não existe muita conversa possível entre elas. Cada lado tenta provar com dados específicos, cientificamente comprováveis e supostamente desprovido de emoções que sua massa preferida fina/ grossa/média é superior/melhor/única.  De um lado ou de outro, se você como eu está sempre à procura de uma perfeita massa pra pizza, pegue uma senha e entre na fila. 

  • Já testei varias massas e um dos maiores empecilhos que sempre encontro ocorre devido ao fato que não sou uma pessoa tão organizada assim. Quer dizer, não consigo definir hoje se quero comer pizza amanha a noite. E a grande maioria das boas massas requer que esta seja preparada pelo menos de véspera para maturar textura e sabor. No caso da receita de um Chefe Frances que ganhou o premio de melhor pizza da França (ok, eu sei, eu sei que a França não é exatamente conhecida por suas pizzas mas eu juro que essa promete!) a massa tem que ser feita com 48 horas de antecedência.  Mas eu não arredo pé: sempre acreditei que havia uma massa esperando para ser descoberta, que pudesse ser preparada num tempo razoável e que me desse um resultado decente.  E essa massa do Jamie Oliver é realmente fantastica: rápida de fazer, ela é altamente agradável e fácil.

  • Eu gosto de abrir a massa para montar a pizza em superfície polvilhada de semolina, que também uso para polvilhar a pedra aonde ela vai assar. Isso acrescenta um pouco do sabor e um ligeiro crocante a massa. Não se esqueça de pré-aqueçer o forno pelo menos 40 minutos antes de assar a pizza, a no mínimo 250/300 graus. Eu tenho um velho pedaço de granito que só uso para assar pizza mas as pedras de pizza de cerâmica que estão disponíveis no mercado também funcionam bem. A verdade é que as pizzas realmente precisam de uma superfície para assar como uma pedra (granito, mármore) ou cerâmica. A qualidade porosa desses materiais absorve mais calor e ajuda a tostar a massa o que as torna quase identicas às pizzas assadas em forno a lenha.  

 

  • ingredientes

  • 800 gramas de farinha de trigo (use uma farinha forte, com alto teor de glúten)
  • 200 gramas de semolina de trigo durum
  • 1 colher de sopa de sal
  • 1 ½ colher de sopa de fermento biologico seco instantâneo
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 650 ml de água morna (45 graus)

 

modo de preparo

  • 1. Peneire a farinha e o sal em cima de uma superfície de trabalho limpa, e faça um poço no centro. Em outra vasilha misture o fermento, o açúcar, o azeite e a água morna. Reserve por alguns minutos até o liquido borbulhar um pouco.
  • 2. Despeje o liquido no poço no centro da farinha, bem devagar. Com um garfo, vá misturando a farinha ao liquido aos poucos, acrescentando mais farinha à medida que essa for incorporada. Quando ao liquido estiver todo absorvido pela farinha, trabalhe a massa com as mãos. Trabalhe a massa até ela estar lisa, ligeiramente esponjosa e maleável. Isso vai levar alguns minutos.
  • 3. Polvilhe uma vasilha grande com um pouco de farinha, disponha a massa e cubra com um pano úmido. Reserve por 1 hora pelo menos até a massa dobrar de tamanho.
  • 4. Retire a massa da vasilha e ponha-a numa superfície ligeiramente polvilhada de farinha. Trabalhe um pouco a massa para tirar o ar; use-a imediatamente ou embrulhe a massa em filme plástico e leve a geladeira ou ao freezer.
  • 5. Se você for usar a massa imediatamente, abra a massa para a pizza 15 a 20 minutos antes. Porem não deixe a massa aberta por horas do lado de fora da geladeira. Se você for usar a massa somente dali algumas horas, deixe-a guardada na geladeira. Se você quiser abrir a massa em discos antecipadamente para ter menos trabalho na hora de assar, abra a massa em discos, prepare-as em pedaços de papel alumínio ligeiramente untados de azeite e polvilhados de farinha, cubra com papel alumínio e reserve na geladeira.
  • Outras Boas idéias: Pissaladière e Pan-Pizza

 

22 comentários

  1. pipoka disse

    13 set 2010, 7:10 am

    O seu post não pdoeria vir mais a propósito. Ontem fiz massa de pizza - uma receita da revista Taste Italia - e não gostei. A minha pizza favorita é fina e crocante, mas a massa ficou mais para tarte (vcs aí no Brasil chamam torta)do que para pizza. Uma desilusão. Tenho de experimentar esta do Jamie!

    beijocas

  2. argas disse

    13 set 2010, 1:10 pm

    Essa é sem dúvida das minhas favoritas :) Estão lindas!

  3. Cacahuete disse

    14 set 2010, 11:05 am

    E precisamente esta massa para pizza que eu costumo utilizar quando faco pizzas ca em casa, apenas faco 3 alteracoes em quantidades e tipo de ingrediente que uso. Todas as pessoas a quem dei a provar as minhas pizzas ficaram bem satisfeitas e dizem que e uma massa fantastica.

    Beijinhos e obrigada pela partilha

  4. Fabíola Melo disse

    15 set 2010, 11:54 am

    Olá, Flávia

    Descobri seu site esses dias e já virei fã!!
    Esses dias pretendo fazer algumas das saladas, mas essa massa de pizza e algumas das sobremesas já estão na fila! hehehe

    Sucesso!

    beijos

  5. flaviapantoja disse

    15 set 2010, 12:04 pm

    Oi Fabiola, obrigada pelo carinho! Espero que voce goste das receitas mas qualuqer duvida, é só chamar ! :) Um beijo, Flavia

  6. moranguita disse

    15 set 2010, 1:55 pm

    uma boa pizza começa logo pelamassa
    esta excelente a tua
    beijinhos

  7. camila disse

    17 set 2010, 12:45 am

    Flavia, qual farinha vc usou? A única farinha que descobri vender aqui que é adequada para pães e pizzas é uma da Fleishmann, mas que não encontro em lugar nenhum para vender… :( Eu tô com uma receita de pizza aqui pra fazer, só esperando a farinha. Vou incluir a sua na minha listinha tb, estou em busca da massa perfeita ;)

  8. flaviapantoja disse

    17 set 2010, 8:54 am

    Camila, eu acabei usando uma farinha de trigo da RENATA, Tipo 1 “enriquecida com ferro e acido folico”, que vende em saco de papel. Tambem não encontrei aqui no Rio de Janeiro, nenhuma farinha melhor do que essa. Acho que o melhor e sair experimentando varias farinhas para ver qual a melhor! Para bolos etc, eu prefiro a Rosa Branca (sem fermento). Um beijo! Flavia

  9. cintia disse

    23 set 2010, 11:33 am

    Olá!!! Eu fiz essa receita semana passada, e foi a melhor que já testei, fica com as bordas crocantes, muito boa!!!obrigada por compartilhar conosco… bjinhos!!!

  10. flavio rodrigues gomes disse

    09 nov 2010, 2:48 pm

    eSTA MASSA SERVE PARA PRE-ASSAR,QUANTOS DIAS ELA DURA,

  11. flaviapantoja disse

    09 nov 2010, 3:42 pm

    Oi Flavio, acho que não entrou toda tua pergunta por isso posso te responder! Voce pode congelar essa massa (acho que 1 mes de congelador). Um abraço, Flavia

  12. Juh disse

    24 ago 2011, 7:08 pm

    Flavia, ensina como fazer esses recheios ai que achei o má-xi-mo! é só muçarela de bufala, manjericão e extrato de tomate?

  13. flaviapantoja disse

    24 ago 2011, 10:12 pm

    Juh, o molho de tomate é 1 lata de tomates inteiros, pelados (tipo italianos), refogados com 3 dentes de alho e azeite. E só. Não use extrato de tomate direto na massa!!bjs

  14. Isabela disse

    17 jan 2012, 3:55 pm

    Olá Flávia,
    gostaria de saber onde encontrar semolina de trigo durum. Moro no Rio de Janeiro, mas nunca vi esse produto em mercados. obrigada!

  15. flaviapantoja disse

    17 jan 2012, 4:43 pm

    Isabela, aqui no Rio de JAneiro, encontra-se facilmente no Supermercado Zona Sul, mas provavelmente tem em outros lugares tambem. Eu estou anexando uma foto para voce ver do que se trata: http://lucatos.com.br/categoria/Renata/Farinha/

    Um beijo

    Flavia

  16. Suzana disse

    22 fev 2012, 11:10 pm

    Flávia,
    Uso uma massa de pizza diferente da sua, entrei procurando uma ideal para assar em pedra. Minha pergunta é:
    Qualquer massa assada na pedra e estirada bem fininha fica crocante?
    Outra dúvida é qual o efeito da semolina de trigo? Acho a massa que faço bem simples e não queria gastar mais que os ingredientes que já tenho.
    Colocarei a massa que uso, faço com margarina ou manteiga, acho que o oleo endurece a massa, mas nunca testei com azeite de oliva.
    Uso 1 pacote de farinha de trigo sem fermento, 1 pacote pequeno (acho que 30g) de fermento para pão, 1 xicara de agua morna, 1 colher de sopa de margarina, 1 ovo, 1 colher de sopa de açucar, uma pitada de sal (a gosto) , o preparo é bem parecido com oseu sendo que a margarina eu coloco no momento de misturar a farinha, pois deixo promeiro fermentar.
    Posso tentar fazer a massa que você faz sem a semolina de trigo? você já fez alguma vez sem ela? qual o próposito do uso dela na massa?

  17. Carolina Mareto disse

    29 mai 2012, 8:51 pm

    Gostaria de saber porque depois que eu pré-aaso a massa de pizza, ela fica resecada?Aguardo a resposta

  18. Wendy disse

    25 jul 2012, 1:48 pm

    Olá Flávia, adorei seu site! Vou experimentar essa receita da massa de pizza, e outros que achei interessante! rs Parabéns pelo blog, bjooss!!

  19. Lucas disse

    05 dez 2012, 4:15 pm

    Flavia,
    Parabéns pela dica! Quantas pizas rende essa receita?
    Saudações,
    Lucas

  20. flaviapantoja disse

    05 dez 2012, 5:34 pm

    Depende do tamanho a pizza mas eu diria que umas 3 pizzas do tamanho do prato. Abços, Flavia

  21. MARCIO disse

    21 dez 2012, 8:16 pm

    OLA FLAVIA, PRETENDO FAZER ESTA MASSA, PARECE SER DELICIOSA.

    POREM FIQUEI NA DUVIDA, É NECESSARIO PRE ASSAR A MASSA OU COLOCAMOS RECHEIO PARA ASSAR CRUA. E SE PODEMOS GUARDAR NA GELADEIRA APENAS A MASSA ANTES DE ABRIR O DISCO. E PARA FINALIZAR QUAL TEMPO DEVE FICAR NO FORNO COM FORMA DE CERAMICA JA COM RECHEIO.

    parabens pelo seu blog!

  22. flaviapantoja disse

    22 dez 2012, 7:02 am

    Oi Marcio, não é necessario pre-assar a massa antes de por o recheio. Voce pode fazer a massa de vespera, guarda-la como indicado no texto (em discos)e tira-la da geladeira uns 30 minutos antes de por o recheio . Não sei te dizer o tempo na forma de ceramica. Asse até a massa ficar ligeiramente dourada; um abraço, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem