simplesmente delícia

1 de agosto de 2010

  • O meu amor por batatas fritas (chips) de vinagre e sal é tão grande que não consegui esperar para fazer essa receita e contar tudo a vocês. Acho que é resquício da época em que eu morava na terra do Tio Sam mas sempre que encontro aqui no Brasil (é raro, infelizmente…) não consigo me controlar e compro vários pacotes que escondo como se fosse um butim em cima de algum armário. Depois me surpreendo surrupiando os chips escondida dos meus adoráveis e inocentes filhos (bem aí eu talvez esteja me iludindo!)
  • A maioria das pessoas acharia isso ridículo mas quando se está apaixonada, nada é tão horrível que não se possa ser considerado adorável! Eu adoro a acidez do vinagre acentuada pelo picante do sal: para mim, tem algo altamente viciante nesse paladar. Então se você realmente gosta de vinagre, procure fazer logo essas batatas! E corte as fatias bem finas, no máximo 4 milímetros. As batatas dessas fotos ficaram um pouco grossas demais: da próxima vez vou cortar bem finas. É só tomar cuidado com o cozimento no vinagre já que não queremos que elas se desintegrem na hora de grelhá-las!!!
  • ingredientes

  • 2 copos de vinagre de vinho branco (475 ml)
  • 500 gramas de batatas
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de  chá de sal grosso moído e + um pouco para finalizar
  • Pimenta do reino
  • modo de preparo

  • 1. Lave as batatas e seque-as bem. Não as descasque! Corte-as em fatias de no máximo 4 milímetros de espessura.
  • 2. Numa panela media, ponha o vinagre todo. Arrume as batatas fatiadas dentro da panela de forma que o vinagre cubra todas as batatas, e leve ao fogo alto. Assim que o vinagre ferver, abaixe o fogo e cozinhe as batatas até elas estarem quase cozidas. Isto é, apenas cozidas: as pontas de um garfo não devem entrar na batata facilmente pois senão elas vão se desintegrar na hora. O tempo exato vai depender da batata que for usar e de seu frescor: aqui em casa já levei de 5 minutos a 12 minutos!
  • 3. Apague o fogo e deixe as batatas no vinagre por 30 minutos.
  • 4. Escorra o vinagre e seque com cuidado as batatas com um papel-absorvente; Numa vasilha, ponha as batatas, o azeite o sal e a pimenta do reino e misture cuidadosamente.
  • 5. Ligue o grill médio/alto. Quando ele estiver bem quente, grelhe as batatas 4 a 5 minutos de cada lado. Sirva quente com algum sal temperado, flor de sal, ou mais sal grosso moído na hora (minha preferência!)
  • Outras Boas Idéias: Batatas Assadas, sem culpa e Salada de Batata com Bacon

 

19 comentários

  1. Maura disse

    01 ago 2010, 7:46 pm

    Nossa não consigo nem imaginar esse sabor!!!deve ser bem diferente!bjs
    Maura

  2. argas disse

    02 ago 2010, 4:31 am

    Que batatas deliciosas!

  3. conceicao disse

    02 ago 2010, 5:25 am

    Não conhecia a receita, mas parece ser uma delícia.
    Bjs

  4. Ameixinha disse

    02 ago 2010, 7:23 am

    Sou super fã de batatas mas com vinagre e cozinhadas desta forma nunca tinha visto. Pelo aspecto, devem ser um belo snack :)

  5. grazi disse

    02 ago 2010, 11:29 am

    miamm!!!!

  6. Liv Baum disse

    02 ago 2010, 12:36 pm

    Estou com as batatas descansando no vinagre agorinha mesmo! Flávia adorei seu blog, descobri ontem a noite e seguirei sempre! Próxima receita a testar será o crumble de ameixas! Eu tb tenho um blog, publicarei sua receita com créditos pode deixar! Beijos e parabéns!

  7. camila disse

    02 ago 2010, 7:12 pm

    Que tipo de batata vc usa? Aquela comum do supermercado mesmo? Estava procurando na internet se havia algum produtor de batata bindje ou russet aqui no Brasil, pq li que essas são as melhores para fritar, mas só achei um em Curitiba. Aqui no Rio, no máximo, a Asterix no Pão de Açúcar…

  8. flaviapantoja disse

    02 ago 2010, 8:18 pm

    camila, eu usei batatas comuns mesmo. Nos nao temos variedade de batatas mas a receita original pede batatas frinhentas para grelhar, entao a nossa batata comum é perfeita para isso! Um beijo, Flavia

  9. Carol Pimentel disse

    03 ago 2010, 3:46 pm

    Camila,
    Que show de receita. As batatas ficaram lindas. Bjs

  10. Luisa disse

    04 ago 2010, 10:14 am

    Sou doente por batata chips e essa receita parece ser ótima. Adoro o site e sempre dou uma passadinha por aqui, mas acho que nunca comentei… hoje aliás é dia de aproveitar o friozinho e a chuva de Curitiba e fazer um dos seus deliciosos cookies! E pra aproveitar vou deixar meu pedido, uma receita de macarons porque eu sou louca pra comer esse “negocinho” e não consigo decidir qual receita fazer hahaha beijos!

  11. moranguita disse

    10 ago 2010, 10:52 am

    que batatinhas tao boas
    adori a sugestao

  12. Isabel disse

    05 mar 2011, 10:52 pm

    Por favor me diga onde já encontrou as batatinhas de sal e vinagre aqui no Brasil, sou apaixonada e nunca achei :( vou fazer a receita, claro mas se souber onde vende me avise!!

  13. flaviapantoja disse

    06 mar 2011, 7:25 pm

    Isabel aqui no Rio de Janeiro, eu encontro no Wal Mart, Um bj, Flavia

  14. narriral disse

    16 jul 2012, 12:32 am

    Deve ser uma delícia mesmo! Quando estive em londres - louca por batata como sou - comia chips temperadas de vinagre todos os dias. Agora sim, vou tentar essa receita em breve, muito obrigada pela dica.

  15. maressa disse

    15 set 2012, 4:42 pm

    alguém sabe onde encontrar as batatas walkers de vinagre e sal no Brasil?

    muito boa a receita!

  16. Marisa disse

    06 mai 2013, 10:14 pm

    Eu sei bem o que é essa batata de vinagre, estava procurando aqui na net e achei sua receita, nossa eu e a minha irmã comíamos essa batatas juntas quando vivíamos nos estados unidos, que delicia que é!! Aqui no Brasil não tem, é uma pena acho que acabaria com a concorrência de nossos chips rsrsr, bom como também sou louca por batas de vinagre e sal, vou fazer essa recita obrigada por compartilhar para quem também é louca por essas batatas

  17. cleo disse

    21 jul 2013, 9:27 am

    achei meio estranha o geito de cozinhar no vinagre vou fazer pra ver

  18. Wendy Sollange disse

    22 set 2014, 8:42 pm

    estou fazendo , vamu ver se fica bom hehe

  19. FoodGeekGraze disse

    18 abr 2015, 9:06 am

    cook the potatoes in vinegar?!?! then grill?!?! excuse me as this will-put-vinegar-on-anything blog reader faints. mind blown. boom.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem