simplesmente delícia

2 de junho de 2010

  • Por que eu passo tanto tempo falando em comida, pensando em comida e fico, literalmente, a maior parte do meu tempo dentro da cozinha, as pessoas que me cercam tendem a achar que eu sou um tantinho difícil. Mas aqui entre nós, claro que isso não tem fundamento.  Cada vez mais eu gosto de coisas simples porem bem feitas, eu gosto de um produto de primeira qualidade, que seja ele uma batata ou um chocolate com 60% de cacau. Eu gosto de reconhecer o que estou comendo e realmente não gosto quando os restaurantes acham necessário 4 linhas para descrever um prato. Gosto de pratos bonitos e coloridos porem tenho um problema sério com pratos enfeitados. Pra que por uma salsinha ali do lado do arroz? Ou um morango do lado da torta de chocolate?
  • E não me venham com receitas de 3 paginas ou pratos complicadíssimos. Ou pratos quadrados. Esses eu realmente não entendo.
  • Mas esse bolo, do ultimo livro do excelente David Lebovitz, tem um pouco de tudo que eu gosto. Sabores bem distintos, uma deliciosa massa perfumada e fofa, textura perfeita e pra completar um monte de crocante por cima!! Eu não resisto a um crocante!! Minha vida fica tão mais feliz quando eu posso por alguma coisa caramelada e crocante na sobremesa! E não se impressione com o tamanho da receita: esse bolo é fácil de fazer. Se você não quiser fazer as castanhas carameladas, compre os amendoins “honey-roasted” prontos no supermercado e salpique no bolo.
  • ingredientes

  • 2 ½ copos de farinha (300 gramas)
  • 1 ½ colher de chá de fermento em pó
  • ¾ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • ½ colher de chá de sal
  • 1 copo de manteiga (225 gramas), sem sal, temperatura ambiente
  • 1 ½ copo de açúcar (300 gramas)
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 1 colher de sopa de pó de café solúvel (granulado, tipo Nescafé)
  • 2 ovos grandes, temperatura ambiente
  • 90 ml de iogurte natural ou creme de leite azedo (por 1 colher de suco de limão no copo de creme de leite fresco e deixar talhar)
  • 500 ml de purê de banana (6 bananas +/-, bem amassadas)
  • 1 ¼ copo de nozes (125 gramas)
  • Castanhas carameladas
  • 1 copo de castanhas do Pará, ou amendoins sem sal ou amêndoas (150 gramas)
  • ½ copo de açúcar (100 gramas)
  • 45 ml de água de flor de sal
  • 1/8 colher de chá de canela em pó
  • Calda de chocolate
  • 280 gramas de chocolate meio-amargo picado
  • ½ copo de café forte (125 ml)
  • 140 gramas (10 colheres de sopa) de manteiga sem ou com sal, a temperatura ambiente
  • modo de preparo

  • 1. Toste as nozes por 8/10 minutos até estarem levemente perfumadas. Retire do forno, espere esfriar um pouco e pique grosseiramente. Pre-aqueça o forno e 170°C. Unte de manteiga 2 formas de 22 cm e forre o fundo com papel manteiga. Reserve.
  • 2. Numa vasilha, misture a farinha, 1 ½ colher de sobremesa de canela, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.
  • 3. Na vasilha da batedeira, bata a manteiga com o açúcar até a massa estar leve e fofa, uns 3 a 5 minutos. Adicione a baunilha, o café solúvel, e os ovos, um de cada vez, deixando cada um incorporar bem na massa antes de adicionar o outro.  Adicione então a metade da farinha seguida do iogurte (ou creme azedo) e da banana. Junte o resto da farinha e bata até incorporar. Pare a batedeira e acrescente aas nozes picadas a mão.
  • 4. Divida a massa entre as 2 formas e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, ou até um palito sair seco do centro do bolo.  Retire do forno e deixe esfriar completamente.
  • 5. Prepare uma superfície para fazer as castanhas esfriarem: uma bancada de mármore ou um tabuleiro. enquanto isso prepare as castanhas caramelizadas. Numa frigideira media, ponha as castanhas (ou amendoins, ou amêndoas) a água e o açúcar. Leve ao fogo médio e comece a misturar quando o açúcar derreter na água. Continue misturando: vai se formar uma “areia” de açúcar em volta das castanhas. Continue misturando sem parar. Essa “areia” vai então começar a derreter e caramelizar: não pare de misturar pois o caramelo queima muito rápido! Deixe o caramelo envolver bem as castanhas.  Quando as castanhas estiverem brilhosas de caramelo, polvilhe a flor de sal e a 1/8 colher de sobremesa de canela, misture bem e retire do fogo. Derrame tudo no mármore, espalhando bem com a colher de pau. Deixe esfriar e separe as castanhas, ou pique com uma faca.
  • 6. Para a calda: ponha o chocolate picado e o café numa pequena vasilha. Derreta em banho-maria sem deixar o fundo da vasilha tocar na água. Assim que derreter, retire do fogo e acrescente a manteiga, em pedaços, misturando até formar uma calda lisa e brilhosa.
  • 7. Para montar o bolo, ponha um dos bolos num prato, e cubra com um pouco da calda de chocolate. Espalhe com uma faca e ponha o outro bolo por cima. A calda é bem liquida então vai derramar um pouco para os lados. Com uma espátula ou faca sem serra, derrame a calda no bolo aos poucos, espalhando pelas laterais. Ponha as castanhas em cima do bolo .Esse bolo fica melhor servido a temperatura ambiente.
  • Outra Boa Idéia: Brownies com Chocolate e Amendoins e Bananas Assadas com Caramelo e Amendoins

 

20 comentários

  1. David disse

    02 jun 2010, 3:17 am

    Wow, nice-looking cake. Glad you liked it! : )

  2. Marina disse

    02 jun 2010, 6:49 am

    Flavia, adorei este bolo! As fotos estão espetaculares!
    Quanto ao livro do Lebovitz, fico a imaginar as delicias que apresenta… Ando com uma vontade enorme de comprar uns livros de culinária e este só vem aumentar a minha lista!
    Beijos.

  3. Sandra disse

    02 jun 2010, 7:09 am

    O bolo deve ser uma delicia mas deve dar realmente muito trabalho! LOOOOOOOOOOOOOL

    beijinhos

  4. Luciana Betenson disse

    02 jun 2010, 8:52 am

    Flá, demais, como sempre :-) Também não gosto de receitas complicadas, na verdade se um bolo tiver mais que 10 ingredientes eu já fujo! Mas este tá divino mesmo, e o David Lebovitz é atualmente o meu melhor amigo, já que eu tô lendo e amando o The Sweet Life in Paris. Bjs

  5. grazi disse

    02 jun 2010, 10:46 am

    que bolo marabvilhoso nos ingredientes e na textura!!

  6. Célia disse

    02 jun 2010, 2:09 pm

    Vou fazer essa maravilha no feriado !!! Bjs

  7. belinhagulosa disse

    02 jun 2010, 2:28 pm

    Até engoli em seco,deixaste-me com água na boca adorei,jinhosss

  8. Isabela disse

    02 jun 2010, 2:46 pm

    Flavinha, você sabe que metade do meu prazer é ver as fotos do preparo das suas coisas. Ai, que delícia….. Com um sorvetinho de creme por cima, então… bj

  9. telma nunes disse

    02 jun 2010, 3:20 pm

    Oi Flávia,

    É um prazer imenso contactar contigo, adoro cozinhar e experimentar o que há de inovação e ví no teu site isso: PRAZER, INOVAÇÃO E ENCANTAMENTO, Parabéns!
    Moro em João Pessoa/PB e há alguns dias comí em uma doceria um bolo de chocolate no pirex, ele era extremamente cremoso, tinha duas camadas de bolo um super recheio (muuuuito) e uma cobertura de chocolate que era diferente do recheio, mas te afirmo: NENHUM DELES ERA UM BRIGADEIRO era mais macio e com muito gosto de chocolate puro, será que vc com sua experiÊncia e conhecimento poderia testar e fazer um bolo no PIREX assim???
    Fico no aguardo de tuas sugestões, Meua abraço.

    Telma Nunes - João PEssoa/PB

  10. nath disse

    02 jun 2010, 5:29 pm

    como todos, também fiquei com água na boca, Flavia!
    quase uma tortura ver esse bolo e não poder mordê-lo tipo agora :P

    ah, uma dúvida: porque não consigo mais ler os posts só no google reader, e tenho que vir até aqui? acho tão mais prático ver lá, até porque compartilho com outras pessoas as receitas e já encaminho direto pro meu email ;]

    beijão,

  11. camila disse

    02 jun 2010, 11:48 pm

    Realmente, a quantidade de ingredientes ajuda, mas parece divino!

  12. flaviapantoja disse

    03 jun 2010, 9:09 am

    Nath: Tivemos que por só um pedaço do texto porque senao os leitores nao entram no blog diretamente e o numero de “hits” diminui consideravelmente. Como esses numeros são importantes para mim, tive que fazer essa alteraçao!  Voce pode usar o botao “share this” no final de cada post para mandar para teu email, ou para outras pessoas tambem! Desculpa o encomodo! Um beijo! Flavia

  13. flaviapantoja disse

    03 jun 2010, 9:17 am

    Telma: O unico bolo de pirex que me veio a cabeça foi o bolo-pudim de chocolate (http://www.simplesmentedelicia.com/?p=484)  , mas esse não tem recheio propriamente dito.  São 2 camadas somente mas é muito gostoso!  A cobertura do bolo que voce comeu foi posta depois do bolo pronto?? Um beijo, Flavia

  14. Cacahuete disse

    03 jun 2010, 3:58 pm

    Flavia,

    Que bolo fantástico. Com esse interior, chocolate e cobertura crocante, fica um bolo bem simples, elegante e de alto nível.

    Beijinhos

  15. Bruna disse

    08 jun 2010, 11:51 am

    Nossa estou babando até agora…rsrsrs, vou testar fazer esse bolo na no primeiro jogo od Brasil na Copa! rsrsrs

  16. Liliane de Paula disse

    08 jun 2010, 6:24 pm

    Quando vejo essas receitas e fotos a vontade é correr para o cozinha e fazer o bolo. Mas, qdo penso nas calorias, no tanto que vou ter que malhar além do que já malho, desisto.

  17. Isadora disse

    19 jun 2010, 10:04 pm

    Olá Flávia! Adorei este bolo, a receita com ingredientes maravilhosos e a aparência/montagem fantástica!

    Queria prepará-lo mas fiquei com uma dúvida. Meu forno é pequeno e não cabem duas formas de 22cm ao mesmo tempo para assar a massa. Posso deitar a massa em uma forma só e depois dividi-lo com uma linha? Fica a mesma textura? Ou é preferível assar uma parte de cada vez? Obrigada pela atenção.

    Bjs

  18. flaviapantoja disse

    19 jun 2010, 10:56 pm

    Isadora: voce pode assar a massa em uma forma só (se a forma for bem alta para comodar toda a massa crescida), porem vai ter que parti-la na horizontal com uma faca já que a massa é densa e uma linha não vai cortar. Um abraço, Flavia

  19. Verena disse

    06 jul 2010, 8:29 pm

    Amei…estou sem palavras…os ingredientes são especiais e as fotos…ai,ai,ai..suspiros!
    Beijos!

  20. fitflops in australia disse

    26 jul 2015, 1:43 pm

    fitflop in australia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem