simplesmente delícia

27 de maio de 2010

  • Quando estive em Nova Iorque em abril, tive uma deliciosa experiência no BLT Fish. Alem de estar tudo perfeito, no couvert é servido um lindo prato de madeira com esses biscuits* de cheddar e cibulete, com uma excelente manteiga salgada e maple syrup**. O mais simpático é que do lado vem um cartãozinho com a receita. Como não encontro um bom velho cheddar aqui no Rio, adaptei a receita para fazer com Gruyère, e ficou uma delicia!
  • Em todas as boas receitas de biscuits, o único segredo é mexer muito pouco na massa. Realmente pouco. Não é para fazer uma bola com a massa e não é para a manteiga sumir na farinha: deve-se deixar pedacinhos de manteiga inteiros na massa.  A receita do BLT Fish usa um pouco de gordura vegetal que de fato proporciona uma textura incomparável ao biscuit (assim com em massas de torta). Eu pensei, pensei, e pensei mais um pouco, até tirei a gordura hidrogenada da geladeira, mas não consegui usar. Minha aversão ao produto é mesmo uma fobia, hei de confessar aqui. Mas se você for, ao contrario de mim, uma pessoa razoavelmente normal, use metade de manteiga, metade de gordura vegetal - mas mesmo usando só a manteiga, o biscuit é perfeito: textura perfeita, com um perfume picante delicioso do gruyère com as pitadinhas de frescor da cibulete.
  • *Nos Estados Unidos os biscuits doces são servidos com geléia mel, etc. para acompanhar o chá ou o café. Já os biscuits salgados, são usados como aperitivos para abrir o apetite, ou acompanhando o jantar.
  • ** Xarope de Maple (Bordo): nos melhores supermercados e lojas de importados
  • Essa receita faz 8 a 10 biscuits, dependendo do tamanho
  • ingredientes

  • 1 ½ copos de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • ¼ de colher de chá de pimenta caiena
  • 6 colheres de sopa de manteiga sem sal, temperatura ambiente (ou 3 de manteiga e 3 de gordura hidrogenada)
  • 1 colher de sopa de cebolete picada
  • 1 copo de gruyère ralado
  • 1 ¼ copos de creme de leite fresco
  • modo de preparo

  • 1. Numa vasilha, misture a farinha, o fermento, o sal e a pimenta.
  • 2. Adicione a manteiga (e a gordura hidrogenada, se for usar) e misture rápido com um garfo. Não misture muito! Deixe pequenos pedaços de manteiga na farinha!
  • 3. Adicione a cebolete picada e o queijo e misture mais um pouco.
  • 4. Adicione então o creme de leite fresco. Mexa somente até juntar mas, de novo, não misture demais! Esse é o segredo para a textura final!!
  • 5. Molhe um pedaço de papel de cozinha com um pouco de azeite e unte as formas (tipo forma de muffins). É só um filme de azeite, não é para encharcar a forminha de óleo!
  • 6. Encha cada forma até ¾ da borda. Leve ao forno por 16-18 minutos ou até o biscoito estar levemente dourado. Retire do forno, salpique com flor de sal, e espere alguns minutos antes de desenformar.
  • 7. Sirva quente ou morno com um pedaço de manteiga salgada e maple syrup.

Outra Boa Idéia: Bolinho de Milho e Bacon

 

20 comentários

  1. Carol disse

    27 mai 2010, 10:52 am

    Flávia!

    Adorei! Estava prontinha pra fazer sua receita de soufflé de queijo, com tudo separado na cozinha, quando descobri que minha batedeira morreu. Resolvi ir ao shopping caçar uma nova, mas me deparei com duas realidades: as batedeiras nacionais, que são meio caras, pequenas e não me atendem; e as importadas, que não dá nem para cogitar comprar por aqui…
    Enfim, enquanto espero uma nova, receitas sem batedeira são muitíssimo bem vindas. E essa eu vou tentar ainda nesse final de semana!

    =)

  2. flaviapantoja disse

    27 mai 2010, 11:05 am

    Oi Carol: de fato, entendo o teu problema! As nacionais são mesmo muito ruins e a KitchenAid aqui no Brasil, é praticamente um assalto. Se voce puder pedir para alguem trazer do exterior (nos USA são mais baratas), vale a pena: ajoelhe-se no chão, prometa muitos bolos, faça juras de amor eterno e peça uma KitchenAid! Depois que voce experimentar, nao vai querer outra coisa na vida!!! Um beijo!!

  3. Gina disse

    27 mai 2010, 11:07 am

    Flávia,
    É realmente uma simpatia oferecer a receita junto.
    Já aboli a gordura hidrogenada há muitos anos, também não consigo usar.
    Seria quase um muffin salgado, pela textura granulosa, mas aí a manteiga seria colocada derretida. Li sobre essas diferenças entre muffin e cupcake e provavelmente devo ter usado o termo de forma errônea em alguma receita. Já biscuits, não os imaginava em forminhas. São sutilezas, mas o importante é o resultado.
    Bjs.

  4. flaviapantoja disse

    27 mai 2010, 11:44 am

    Gina, a massa dos biscuits pode ser aberta e cortada com um cortador, ou faz-se um disco com a massa e corta como uma pizza. De qualquer forma, quanto menos manipular a massar, melhor. A vantagem de usar forminha é que manipula ainda menos e o acabemento final fica bonito. Os americanos tem mania de comer isso junto com carne especialmente e como aperitivo. Eu evito muito comer pão antes da refeição mas esse é muito bom e foi devorado aqui em casa!! A textura final é muito mais delicada do que o muffin ou cupcake, quase se esfarela!! Um bj!

  5. Ana disse

    27 mai 2010, 11:55 am

    Esses seu bolos salgados são as coisas mais deliciosas do mundo! Fico cm água na boca só de ver….Será que esse eu consigo fazer? My baking skills are not that good….

  6. flaviapantoja disse

    27 mai 2010, 11:58 am

    Ana: Yes you can!! Voce vai gostar!

  7. Catarina disse

    27 mai 2010, 1:27 pm

    Quero 3 para o lanche (sim, 3, quando peço é logo para ficar cheia, eheheh), e ainda umas bananas para sobremesa! Obrigada! :):):)

  8. Joana disse

    27 mai 2010, 5:20 pm

    estou instigada com essa receita!
    o sabor dom queijo com a delicadeza da erva deve ser delicioso!
    anotadíssima!

    beijos!

  9. Simone disse

    28 mai 2010, 1:47 am

    Adorei ver essa receita aqui no Simplesmente Delícia!!! Beijos e sds, S

  10. conceição disse

    28 mai 2010, 4:35 am

    Para um lanche devem ser fantásticos.
    Bjs

  11. Vanessa disse

    28 mai 2010, 10:27 am

    Ahhh um vinhozinho junto, deve ficar sensacional. Parece ser aquele tipo de aperitivo para ficar degustando horas, sem pressa, com uma boa conversa….. huummm, as vezes o jantar nem precisa chegar no prato principal, pode acabar por aqui mesmo que já foi uma delicia!

  12. Carol disse

    28 mai 2010, 11:23 am

    Flávia!

    Achei o queijo cheddar (de verdade, sem ser o processado) num mercadinho gourmet aqui de Brasília que nunca me deixa na mão! Para fazer com cheddar é só trocar os queijos ou requer alguma modificação?
    Outra dúvida. Eles só ficam bom se consumidos imediatamente ou dá para adiantar até alguma parte do processo de preparo?

    Beijos, Carol

    =)

  13. Cacahuete disse

    28 mai 2010, 11:35 am

    Esses biscoitos estao com um ar irresistivel. Nao e nada comum presentearem o cliente com a receita, voce teve mesmo muito sorte… Tenho de experimentar.

    Beijinhos e bom fds

  14. flaviapantoja disse

    28 mai 2010, 11:38 am

    Carol: OBA!! Use a mesma quantidade para o cheddar (1 copo). O biscuit fica melhor na hora mesmo. Se requenta-lo, ele perde a textura (nos comemos  requentados tambem, logico, mas não é a mesma coisa…).  Agora voce pode preparar a massa antes e só assar na hora. Me conte como ficou! Bj!

  15. grazi disse

    28 mai 2010, 3:28 pm

    miammm!

  16. Carol disse

    29 mai 2010, 3:53 pm

    Flávia!

    Eu fiz!!! E foi impressionante: até meu namorado - que é muito resistente a novidades gastronômicas - gostou! Mais do que isso: gostou, repetiu e ainda comeu a metade de um que estava dando sopa no prato em que eu os servi!
    Resumindo… hoje fui comprar mais um pedaço de cheddar para repetir a dose amanhã!

    =)

  17. Maria G. disse

    31 mai 2010, 11:39 am

    Tb acho super simpatico receber um mimo com a receita junto!!! Pena que não chegou na minha mesa um biscuit desses… bjsss

  18. Tereza disse

    16 mai 2012, 1:38 pm

    Fávia,
    Sua receita parece ser maravilhosa! Estou louca para fazer.
    Gostaria de tirar de saber qual é o copo que vc usou como medida, seria de requeijao?
    Obrigada
    Abraços,
    Tereza

  19. flaviapantoja disse

    16 mai 2012, 2:34 pm

    Tereza, o copo que eu uso tem 250 ml (o padrão) , portanto é menor que o copo de ‘requeijão’ que tem, se não me engano, 300ml. Um bj, Flavia

  20. Tereza disse

    16 mai 2012, 5:58 pm

    Ok Flávia,
    Obrigada pela informação .
    Irei fazer nesse fim de semana e depois lhe conto
    Bjs,
    Tereza

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem