simplesmente delícia

23 de maio de 2010

 Eu estava esperando uma excelente ocasião para introduzir o cardamomo aqui no Simplesmente Delicia. É uma das minhas especiarias preferidas mas como é pouco difundido por aqui, queria uma sobremesa irresistível aonde ele pudesse se apresentar em toda sua glória. Da mesma família que o gengibre, por mim também venerado- não sei mais como dividir minhas devoções todas!- o cardamomo tem sabor e aroma intensos.

 

É muito usado em curries e pilaus no norte da Índia e no Paquistão, em cafés pelos árabes, e em doces pelos Escandinavos (que alias compram ¼ da produção indiana), Alemães do norte e Russos. Fica uma delicia em pudins, em bolos, em biscoitos e em pães: o cardamomo é sofisticado e complexo. Procure comprá-lo em capsula pois o pó perde rapidamente o perfume e não produz o mesmo frescor no resultado final.  

A receita das bananas é do Epicurious, mas após uma pesquisa entre os meus amigos do Facebook para saber se deveria ou não acrescentar o suspiro, decidi acrescentar mesmo o suspiro… Apesar de quê , aqui entre nós, não havia a menor chance de não por o suspiro mas isso agente não comenta por aquelas bandas de lá… E sabe o que mais? A sobremesa não ficou doce demais pois as bananas levam relativamente pouco açúcar e o suspiro é como uma nuvem, ficando com uma textura macia e acrescentando só um sopro do paladar doce.    

  • ingredientes

  • 4 a 6 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 8 a 10 bananas, maduras porem ainda firmes (eu gosto da banana prata)
  • ½ copo se açúcar mascavo, bem apertado no copo, + 3 colheres de sopa
  • ¾ copo de creme de leite fresco
  • 6 cardamomos, ou uma pitadinha do pó *
  • 1 pitada de sal
  • o suco de meio limão
  •  
  • 4 claras de ovo
  • 1 copo de açúcar
  • 2 colheres de sopa de Maizena
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Unte um pirex de 26 x 16 CMN com um pouco de manteiga e reserve. Pré-aqueça o forno a 150°C. Provavelmente esta temperatura não estaá nem marcada no seu forno já que a imensa maioria marca a partir de 180°C mas é só girar o botão um pouco para baixo do que os 180°C.
  • 2. Se você for usar os cardamomos em capsulas, debulhe-os e retire as pequenas sementes. Usando um pilão, amasse as sementes até formarem um pó. Reserve.
  • 3. Descasque as bananas e parta-as no sentido do comprimento. Derreta uma colher de sopa de manteiga numa frigideira grande, em fogo médio. Adicione uma parte das bananas: não deixe as bananas se sobreporem. Para elas dourarem por igual, é preciso fazer isso em varias etapas. Doure 1 ou 2 minutos as bananas e vire-as com uma espátula para dourar o outro lado. Quando o outro lado estiver dourado, retire da frigideira e ponha no pirex untado. Ponha mais uma colher de manteiga na frigideira e vá dourando o restante das bananas. Arrume-as todas no pirex.
  • 4. Na mesma frigideira adicione o açúcar mascavo, o creme de leite fresco, o cardamomo e sal. Misture com uma colher de pau e deixe ferver até engrossar, misturando ocasionalmente, uns 3 a 4 minutos.
  • 5. Retire do fogo e adicione o suco de limão. Entorne o caramelo por cima das bananas arrumadas no pirex. Reserve enquanto prepara o suspiro.
  • 6. Na vasilha da batedeira, bem limpa e seca, comece a bater as claras em neve. Quando estiverem como uma espuma firme porem ainda não em neve firme, comece a adicionar o açúcar aos poucos e continue batendo até formar um suspiro firme e brilhoso. Adicione então o suco de limão e a Maizena e bata somente até combinar os ingredientes.
  • 7. Espalhe o suspiro nas bananas com uma espátula. Tenha o cuidado de levar o suspiro até as bordas do pirex pois ele retrai durante o cozimento . Leve ao forno pré-aquecido por 45 minutos. Retire do forno e deixe esfriar pelo menos 20 minutos antes de servir. Eu prefiro esse doce à temperatura ambiente.
  •  
  •  * Acha-se o cardamomo em bons supermercados ou em lojas de produtos Arabes e importados.
  • Outras Boas Idéias: Cupcakes de Banana e Coco e Cookie de Chocolate com Banana

 

20 comentários

  1. Cacahuete disse

    23 mai 2010, 6:40 pm

    Estas bananas caramelizadas deixaram-me com água na boca. Adorei esta sobremesa.

    Beijinhos

  2. helena bricio disse

    23 mai 2010, 7:45 pm

    Olá F,lavia
    Dizem que concidencias não existem, passei pela cozinha e olhando a prateleiracom temperos lá estava um vidro cheio de cardamono, e pensei, não sei o que fazer com êle. Há pouco tempo, passei uma semana numa dieta indiana, indicada pela Dra. Claudia Coutinho, onde usei o cardamono, que comprei no Louro Verde na Cobal. Então amei esta receita. Irei experimentar, bjs helena

  3. flaviapantoja disse

    23 mai 2010, 8:05 pm

    Helena, eu adoro cardamomo. Experimente no café (só por umas sementinhas no café pronto) ou em pudim de leite: voce deixa as sementes fazerem infusão no leite quente antes de misturar ovos etc. Em bolo branco tambm fica uma delicia!! Um beijo!

  4. Carol disse

    23 mai 2010, 10:46 pm

    Flávia do céu…
    Que receita é essa, hein?
    Simples porém irresistível….

    =)

  5. marina mott disse

    23 mai 2010, 11:43 pm

    Que receita ótima!! Parece muito bom!! Bjs

  6. Nanda disse

    24 mai 2010, 12:14 pm

    Olá Flavia
    Doce tentação
    Beijinhos

  7. Dani disse

    24 mai 2010, 2:48 pm

    Na minha familia essa doce tem nome “Mazezinho Araújo” não é exatamente essa versão, mas é banana, creme e suspiro.

    To salivando aqui vendo sua foto!

  8. Célia disse

    24 mai 2010, 5:52 pm

    Oi Flávia,
    Sou nova aqui…estou encantada com o seu site !! e esta receita meu Deus que maravilha…. :)

  9. Moira disse

    25 mai 2010, 1:34 pm

    Nunca experimentei cardamomo, parece que é uma grande falha minha… Tenho tanto para experimentar e para aprender ainda :)
    A receita parece ser uma delícia e mesmo não sabendo qual foi a discussão acerca do suspiro eu acho que ele fica aí perfeito e deve dar equílibrio ao doce.
    Beijo

  10. Chef alemão Heiko Grabolle disse

    25 mai 2010, 8:31 pm

    Lindas fotos, talvez você seria interessada conhecer o nosso site http://www.fotografiadecomida.com.br
    Um site sobre fotografia de comida. Diverta-se.

    Abraços, Chef alemão Heiko Grabolle.

  11. Lia disse

    26 mai 2010, 9:28 am

    Gostei demais de receita mas por curiosidade,qual o efeito da maisena no suspiro?

  12. flaviapantoja disse

    26 mai 2010, 10:00 am

    Lia: a Maizena ajuda a estabilizar as claras em neve e evita que elas fiquem molhadas depois de cozidas. Como o maior inimigo do suspiro é a umidade, a maizena ajuda a absorve-la.  Um bj, Flavia

  13. Mônica disse

    05 jun 2010, 10:04 pm

    Oi Flávia,
    Vou experimentar esta receita amanhã, na sobremesa do almoço. Acho que vou adorar.
    Eu faço uso do cardamomo em uma bebida indiana que aprendi no yoga, o Chai.
    Imagino que você já conheça esta receita, mas por via das dúvidas vou lhe enviar no início da semana. Eu gosto muito nessa época do ano porque leva gengibre, canela, cardamomo, açúcar, leite e chá preto, mas enviarei as quantidades direitinho.
    Beijos, Mônica

  14. flaviapantoja disse

    05 jun 2010, 11:29 pm

    Monica: que coicindecia!! Hoje de manha (sabado) fiz Chai aqui em casa! Eu uso alem das especiarias que  voce mencionou, anis estrelado e pimenta do reino em grãos! Adoro um bom Chai!!! Mas me mande a receita porque adoro ver coisas diferentes! Um bj, Flavia

  15. Tica disse

    19 ago 2010, 9:50 am

    Oi Flavia, primeiramente obrigada pelas deliciosas receitas! amo todoas…. mas tive um problema pra conseguir fazer essa sobremesa focar igual a da foto, rsrs, meu suspiro ficou péssimo e murchou nas duas vezes que fiz. O caramelo ficou delicioso, mas o suspiro me deixou triste…. usar uma travessa maior que sua indicação pode ser o erro? abrir o forno durante o processo? me ajuda por favor porque quero muito conseguir fazer essa receita!
    Obrigada!!!

  16. Tica disse

    19 ago 2010, 3:41 pm

    Na verdade o suspiro saiu lindo do forno e depois abaixou… pelas suas dicas o único erro foram as claras geladas! tentarei mais uma vez e te conto como ficou!
    Obrigadaaa!!!!

  17. flaviapantoja disse

    19 ago 2010, 3:48 pm

    Tica, nesse caso, talvez o forno estivesse quente demais e o suspiro dourou antes de estar pronto. Pelo que voce contou, me parece que foi isso que aconteceu. Diminua a temperatura do forno e asse um pouco mais . Fornos sao complicados mesmo: nao conheco dois que tenham a mesma temperatura! um bj, Flavia

  18. Fleury disse

    09 nov 2010, 1:08 am

    Quando criança minha mãe dizia; hoje tem sobremesa da Lóca (quem fazia),servido frio (da geladeira),uma delícia que todos comentavam.Não acredito que o açúcar tenha sido o mascavo,nem os cardamomos,talvez um pouco de canela.Vou experimentar ambos e comparar a genuinidade da Lóca e o sabor diferencial!

  19. Marcelo disse

    24 mai 2011, 11:08 pm

    Flavia, seu blog e mesmo incrivel!! A maioria dos blogs de gastronomia traz receitas muito mal explicadas e muitas vezes ate improvaveis.
    Seu blog e uma deliciosa exceçao!!!

    Te descobrimos buscando uma receita para lombo de porco e achamos aquela de lombo de porco com ervas.Fizemos igualzinho a receita para um jantar entre amigos e fez um enorme sucesso!!

    Exploramos com mais calma o blog e descobrimos que amamos o perfil dele:alimentaçao gostosa e saudavel e doces maravilhosos!! nosso fraco!

    Fizemos seus “nuggets” rsrs e amamos!

    Hoje resolvemos fazer essa tentadora torta de banana.Seguimos todos os passos com bastante calma e……deu Tudo CERTISSIMO!!!!!!!!!!
    Ficou igualzinha a da foto!! quase nao acreditamos e, sem trocadilhos, creditamos esse sucesso a voce e a sua maneira deliciosa de nos ensinar a fazer aquilo que amamos (mesmo sem saber…) : Cozinhar!

    perguntinha: devo conservar a torta fora da geladeira mesmo?

    Abraços

    Marcelo e Flavia

  20. flaviapantoja disse

    25 mai 2011, 10:53 am

    Oi Marcelo e Flavia, obrigada pelo carinho!! Eu procuro dar todos os detalhes da receita, nao escondo nada, e procuro sempre postar receitas acessiveis. Quando tem algum fator complicatorio, aviso logo!!Eu tambem me preocupo com saúde,  uso menos gordura, pouquisima fritura, pouquissima carne vermelha (comemos mais carnes brancas) muitos legumes e verduras mas AMO um doce (que procuro fazer nos finais de semana).

     Não deixe de ler os 2 posts que fiz sobre dicas e truques (se voce ainda não viu):

    http://www.simplesmentedelicia.com/?p=1683

    http://www.simplesmentedelicia.com/?p=329

    Quanto ao doce de banana, guarde na geladeira. Mas qualquer sobremesa com suspiro não ’segura’ muito bem pois este amolece com a umidade. Quando voce for comer de novo, retire da geladeira e leve ao forno mais um pouco, mas é uma sobremesa que ‘guarda’ mal…Espero que isso te ajude, um bj, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem