simplesmente delícia

11 de maio de 2010

  • O caldo na cozinha é a base de tudo. Talvez seja um pouco de exagero mas não é a toa que os franceses o chamam de “le fond” , ou a base.  Para molhos, sopas, risotos, ele é indispensável e o uso de um caldo caseiro faz toda diferença. Eu já confessei varias vezes aqui que não vivo sem os meus. Faço em panelas grandes e congelo em potes médios e pequenos que vou tirando do freezer à medida que preciso. Eu sei que não é simples fazer caldo diariamente mas como eles congelam muito bem, é sempre uma ótima saída. E aproveito quando faço frango assado pra usar a carcaça para fazer caldo de frango. Assim não tem nem desperdício.
  • O caldo não é uma ciência exata. Você pode acrescentar ou retirar legumes a seu gosto contanto que respeite algumas regras. A primeira é o tempo de cozimento. O caldo de legumes, por exemplo, não deve cozinhar mais do que 1 hora. Depois desse tempo, o caldo fica turvo e cheio de fragmentos. Já os caldos de carne e frango devem cozinhar por mais tempo: em média 2 horas para o frango e até 6 horas para a carne bovina. Outro fator importantíssimo é o fogo: este deve ficar bem baixo o tempo todo, deixando o caldo apenas fervilhando.
  • Use legumes a gosto mas lembre que a qualidade dos mesmos é fundamental. Eu prefiro o meu caldo bem básico mas outras idéias de legumes são alho, cogumelos, ervas (tomilho, orégano etc. devem ser adicionados perto do fim do cozimento) etc.
  • Para o caldo de frango, você pode usar a carne e os ossos já cozidos, ou crus. Depois que o caldo estiver pronto, deixe-o esfriar na panela e depois peneire bem (se preciso, ponha uma toalha de cozinha na peneira para retirar todos os fragmentos). Ponha o caldo de frango numa vasilha de vidro e leve a geladeira por 12 horas. A gordura vai subir e formar uma camada grossa por cima do caldo. Use uma colher para retirá-la e em seguida prossiga com o caldo, usando-o ou congelando-o. Ele vai estar límpido e perfumado!
  •  
  • ingredientes

  • 4 litros de água
  • 2 cenouras
  • 2 cebolas médias
  • 1 ou 2 folhas de louro
  • 1 alho-poró
  • 3 caules de aipo (salsão) com as folhas
  • Para o caldo de frango, acrescente os restos de 1 frango assado (ossos, asas, qualquer carne que tenha sobrado), ou 500 gramas de frango com ossos.
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Ponha a água numa panela grande.
  • 2. Corte as pontas das cenouras e parta-as em pedaços grandes. Ponha na panela com água. Descasque as cebolas, parta em dois e junte as cenouras. Lave bem os aipos e corte em pedaços grandes com as folhas, e junte aos outros legumes.
  • 3. Lave bem o alho-poro, corte a parte verde escura e descarte. Pique o restante em pedaços grandes e junte a panela; Adicione as folhas de louro e uma boa colher de pimenta do reino em grãos. Leve ao fogo baixo por 1 hora.
  • 4. Desligue o fogo e deixe esfriar com os legumes dentro. Escorra os legumes e descarte-os (você pode liquidificá-los para fazer uma sopa também) e use o caldo imediatamente. Se não for usar, melhor congelar até o momento de uso.
  • 5. Para o caldo de frango, deixe o caldo esfriar na panela, escorra bem (usando uma toalha de cozinha na peneira para retirar todas as impurezas) e ponha num recipiente de vidro. Leve a geladeira por 12 horas até a gordura subir e você pode retirá-la com uma colher. Você terá um caldo liquido e muito perfumado!

Outra Boa Idéia: Risoto de Abobora e Camarões

 

21 comentários

  1. marina mott disse

    12 mai 2010, 5:54 am

    Ótima dica! Um bom caldo pode mesmo mudar uma receita!

  2. Liliane de Paula disse

    12 mai 2010, 7:00 am

    Vc não gosta dos caldos prontos? Uso com frequencia. Já fiz caldo de frango, gostosíssimo, mas acho que demorei a usa-los(esqueci que tinha) e perderam o gosto.

  3. flaviapantoja disse

    12 mai 2010, 11:46 am

    Oi Liliane: não uso nenhum caldo sintetico (cubos, caldos, etc) ha muitos anos. Nao tenho problema com o uso ocasional de cubos sinteticos mas o que vejo é sempre um uso excessivo deles, com a explicaçao de que é para realçar os sabores. Mas se os sabores precisam ser realçados, é que o produto primario não é bom. Enfim, essa é uma loga discussao, e uma sobre a qual eu venho refletindo ainda mais nos ultimos anos visto a quantidade de produtos que nos é oferecido durante o ano todo. Pessoalmente procuro comprar somente produtos de época, que estejam no auge da maturidade, e sempre da melhor quantidade. Por exemplo, nao compro morangos em janeiro nem mangas em março, ou tomates verdes, etc… Procuro comprar sempre peixe frescos ( e congelar eu mesma) e evito comprar peixes de piscicultura (cheios de antibioticos etc). E frango sempre organico, assim como os ovos. Não é facil (pois tudo industrializado é muito mais facil e comodo) mas é uma forma de alimentar minha familia  de forma saudavel e contribuir um pouco para a saúde do nosso planeta! Um beijo!

  4. camila disse

    12 mai 2010, 1:07 pm

    Eu só fico com pena de fazer caldo de carne e jogar a carne fora. Como vc faz o seu? O caldo que eu mais faço é o de camarão, com as cascas e cabeça. une o útil ao agradável. bjs

  5. flaviapantoja disse

    12 mai 2010, 1:19 pm

    Camila, eu nao faço caldo de carne pois não tenho uso (praticamente nao como carne alguma… frango esporadicamente) mas pelo que já li, depois de cozida, a carne já não tem mais uso algum, entao melhor descartar mesmo. Um beijo,Flavia

  6. Nanda disse

    12 mai 2010, 1:23 pm

    Realmente não há nada como um caldinho caseiro…
    beijinho Flavia

    Nanda

  7. Cacahuete disse

    12 mai 2010, 4:15 pm

    Não dá trabalho nenhum, é bem mais saudavel e ficou com uma cor fantastica.

    Beijinhos

  8. Helena disse

    14 mai 2010, 5:43 pm

    Flavia
    Uma boa sugestão.
    Também faço os meus,passo sem eles, mas não é a mesma coisa;)
    Beijo

  9. Mariana Mori disse

    14 mai 2010, 7:25 pm

    O caldo ficou com uma cor lindíssima!

  10. Nanda disse

    18 mai 2010, 1:14 pm

    Olá Flavia
    Rica sandes… Bom apetite!!!
    Vai-nos dando mais coisinhas saborosas
    Beijocas

  11. Carol disse

    16 set 2010, 10:52 pm

    Amei os caldos! E quanto à saúde da família… concordo e muito com vc! Fiz o caldo de legumes e distribui na família… todos ficaram encantados!!! Obrigada por enriquecer nossas vidas com receitas saborosas e saudáveis!!! bjo

  12. flavia disse

    07 mar 2011, 11:15 pm

    Oi Flavia, estou amando o seu site, parabéns mesmo!!
    O caldo de legumes fica ralinho assim? Eu eu tinha pensado em algo mais encorpado…
    obrigada pelas dicas e receitas!

  13. flaviapantoja disse

    08 mar 2011, 12:22 pm

    Flavia, sim, caldo de legumes, ou carne e frango, sao translucidos e liquidos, quando sao feitos corretament. A ideia ‘e exatamente nao ter pedaco algum, nenhuma textura, so o sabor. Um bj, Flavia

  14. Lucia disse

    06 jul 2011, 6:03 pm

    Flávia,

    Acabei de conhecer seu site e amei! Estou começando a cozinhar agora e tenho noção de poucas coisas. Que sorte que achei alguém que explica tudo detalhadamente!

    Minha primeira dúvida: para o caldo de camarão, por exemplo, devo ferver as cascas e cabeça por quanto tempo?

    Esse fim-de-semana farei aquele seu espaguetti de camarão com molho de alho e vinho branco.

    Beijos

  15. flaviapantoja disse

    06 jul 2011, 7:42 pm

    Lucia, cozinhe por  1hora as cascas de camarao. Um bj, Flavia  PS: depois de pronto, voce pode congelar o caldo. 

  16. Carol disse

    05 jan 2012, 7:19 pm

    Flávia, vou fazer seu caldo de legumes para satisfazer meu desejo dessa sopa: http://www.thekitchn.com/thekitchn/main-dish/recipe-hot-and-sour-mushroom-cabbage-and-rice-soup-071441 =)

  17. flaviapantoja disse

    06 jan 2012, 6:18 am

    CArol, me lembra dessa sopa em Julho ? ;) Bjss! 

  18. Ana Matos disse

    07 abr 2012, 10:21 am

    Flávia, fui redirecionada para o seu blog a partir do Cozinha em Cena http://www.cozinhaemcena.com.br/2012/01/last-night-risoto-de-alho-poro-da-pri.html. Também sou adepta dos caldos feitos em casa. Jamais utilizo cubinhos! Realmente é prático congelar, mas fico sempre com a dúvida de quanto tempo eles resistem no freezer comum de uma geladeira dulplex… Você teria uma dica quanto a isso?

  19. flaviapantoja disse

    07 abr 2012, 10:28 am

    Ana, se estiver bem condicionado, bem vedado, guarda 3 meses tranquilamente. Eu te confesso que tenho caldos guardados ha mais tempo e uso sem problemas, logico se estiver bem guardado e o freezer nao sofrer de ocilações de temperatura. E sempre confie no seu nariz: se estiver com cheio estranho, descarte imediatamente, não importa ha quanto tempo foi congelado. Um bj, Flavia

  20. Cristal disse

    26 fev 2013, 4:20 pm

    Adorei seu site, receitas maravilhosas, qro ver se final de semana eu faço….

    também tenho um blog de receitas, quando tiver um tempinha me faça uma visita

    http://artigosenoticiasweb.blogspot.com.br/

    abraços e sucessos

  21. Sandra Patrício disse

    22 mar 2013, 6:37 pm

    Apliquei a receita com as cascas de camarão (sobras). É um bom aproveitamento e uma alternativa à carne.

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem