simplesmente delícia

22 de março de 2010

  • Voltamos ao meu tópico preferido, o único para quem eu sistematicamente rezo todas as noites- bem talvez excluindo meus filhos, minha família, meus amigos, a paz mundial,… ah e também as sobremesas de uma forma geral. Enfim, entenderam o dilema. Chocolate! É verdade que eu já havia dito por aqui que não sou fã de misturar chocolate com frutas, e isso continua sendo verdade. Só consigo lembrar da banana como par perfeito para meu chocolate mas essa trufas são uma grata , alias gratíssima surpresa. Inspiradas no maravilhoso macaron do Pierre Hermé, não sei como demorei tanto tempo para transformar a idéia dessa ganache do recheio em trufas. O chocolate ao leite aqui combina perfeitamente com a acidez do maracujá e o seu perfume intenso. Eu tenho usado e tido um melhor resultado com chocolate da LACTA, (especialmente o meio amargo que tem um teor de cacau maior que os outros) E use também frutas frescas, afinal maracujás são um dos nossos trunfos aqui no Brasil!

  • Guarde essas trufas na geladeira e retire-as uns 20 a 30 minutos antes de servir para o chocolate chegar perto da temperatura ambiente e mostrar toda a sua força!
  • Quando for manipular o chocolate para ser derretido, não se esqueça de ter todas as superfícies bem secas pois umidade é o inimigo numero 1 do chocolate.
  •  
  • Faz umas 30 trufas
  • ingredientes

  • 400 gramas de chocolate ao leite (eu gosto do LACTA)
  • 250 ml de polpa de maracujá, fresca (2 ou 3 maracujás)
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 80 gramas de manteiga sem sal a temperatura ambiente
  • 1 copo de cacau em pó
  •  
  • modo de preparo

  • 1.  Pique o chocolate em pedaços bem pequenos.  Ponha numa vasilha (limpa e bem seca) que encaixe em cima de uma panela para derreter o chocolate em banho-maria.  Em fogo médio/baixo, derreta o chocolate mexendo com uma espátula regularmente.  
  • 2. Enquanto isso retire a polpa dos maracujás. Ponha tudo num liquidificador e pulse algumas vezes para soltar a polpa das sementes.  Passe por uma peneira e descarte as sementes. Queremos 200 ml de polpa. Se tiver mais, use para outra coisa. Ponha os 200 ml de polpa numa panelinha com o açúcar e leve a fogo baixo. Deixe ferver e cozinhe por alguns minutos até a polpa começar a engrossar um pouco. Desligue o fogo e entorne no chocolate derretido, fora do banho-maria. Mexa delicadamente com uma espátula até o creme estar homogêneo.
  • 3. Deixe o creme esfriara um pouco: o chocolate tem que estar a menos de 40°C para incorporar a manteiga. Quando o chocolate estiver morno, ponha a manteiga à temperatura ambiente, aos poucos, mexendo com a espátula para incorporar toda ela. Assim que a manteiga estiver toda incorporada ao chocolate, entorne numa vasilha rasa. deixe resfriar totalmente antes de cobrir com um filme plástico e levar a geladeira.
  • 4. Quando o chocolate estiver bem firme (leva umas 4 horas pelo menos), tire a vasilha da geladeira. Ponha o cacau num prato e pegue 2 colheres de sobremesa. Usando as colheres, faça bolinhas com a massa de chocolate e ponha no cacau. Enrole rápido e retire do cacau usando uma colher vazada ou uma peneirinha. Esse processo tem que ser feito bem rápido pois o chocolate derrete facilmente nas mãos. Depois que enrolar todas as trufas, guarde na geladeira e retire uns 20 minutos antes de servir.
  •  
  • Outra Boa Idéia: Brownies de Framboesa e o Meu Bolo de Chocolate Ideal

 

32 comentários

  1. angelita (1204) disse

    22 mar 2010, 2:13 pm

    Flávia,
    Parabéns pelo site e quantas receitas apetitosas! Essa das trufas então….
    Bjs Angelita

  2. janna joaninha disse

    22 mar 2010, 3:19 pm

    nhammmmmmmmmmmmmmm que tentação! amoooo chocolate e maracujá!

  3. Cacahuete disse

    22 mar 2010, 5:12 pm

    Estas trufas devem ser fantásticas. Gosto muito de chocolate e de maracuja, mas nunca os comi juntos.

    Beijinhos

  4. Claudia disse

    22 mar 2010, 5:41 pm

    Flávia,

    adoro a mistura de maracujá com chocolate. Eu faço muita calda de maracujá para pudins e sorvetes de chocolate em geral, mas nunca fiz uma com maracujá, bem legal a idéia. Eu também prefiria o sabor do chocolate lacta, tem alguma coisa na receita da lacta que me agrada mais do que os demais. Estou querendo fazer uns bombons também, mas ando meio desanimada…

    Bj,

    C.

  5. Claudia disse

    22 mar 2010, 5:42 pm

    eu comi uma palavra, quis dizer que nunca fiz “trufa” com maracujá!!!

    C.

  6. Conceição disse

    23 mar 2010, 5:04 am

    Quando tiver maracujá fresco esta receita não escapa.
    Bjs

  7. grazi disse

    23 mar 2010, 9:42 am

    que maravilha!!!!

  8. edna disse

    23 mar 2010, 6:54 pm

    adorei a receita e como vce explica muito bem a receita parabens…

  9. Moira disse

    23 mar 2010, 8:21 pm

    Essas trufas eu também vou ter que experimentar, a minha mãe costuma ter maracujás, mas daqueles pequenos de casca roxa. Pessoalmente gosto da mistura de chocolate com frutas ácidas, principalmente com framboesas, mas imagino que maracujá também ficará perfeito.

  10. Marilda (da equipe FDV) disse

    24 mar 2010, 12:25 am

    Flávia, que receita bacana.
    Nunca pensei em fazer trufas em casa , pois sempre achei que seria ” mega difícil”, e pela sua receita me pareceu fácil. Vou tentar fazer para um niver de sobrinho…Quanto a consumir…só depois de um treino longão…!!
    Bjs, Marilda.

  11. Helena disse

    25 mar 2010, 5:11 am

    Flavia
    Trufas sao a minha perdição! essa receita vai comigo, pois o Miguel adora esse fruto.
    Beijo

  12. Patrícia disse

    26 mar 2010, 9:56 pm

    Flávia,
    encontrei seu site muito por acaso, buscando uma receita de molho de iogurte natural. Adorei! Vc é muito criativa e faz umas receitas deliciosas. Bacana que vc vai de doce e salgado, salada, pastinhas e afins. Te linkarei no meu blog, que não tem receitas praticamente, só impressões do que se come por aí.

  13. rozana disse

    28 nov 2010, 12:34 pm

    olá, poderia me tirar uma duvida? Estou fazendo trufas para vender estou usando um chocolate de otima qualidade meio amargo com ao leite, mas eles as trufas derretem com facilidade, teria uma dica para manter a qualidade e eles não derreterem?

  14. flaviapantoja disse

    28 nov 2010, 8:35 pm

    Rozana, trufas normalmente são dificeis mesmo pois derretem com facilidade. A unica forma de nao comprometer a qualidade da trufa (usando gordura hidrogenada etc) eu acho que é passando a trufa num banho de chocolate temperado.   Um beijo, Flavia

  15. Mônica disse

    22 dez 2010, 10:02 am

    Flávia,
    Sou fascinada pelo seu blog. Pelo menos uma
    vez por dia dou uma passada aqui para sonhar.
    É tudo delícia: as receitas, as fotos, as palavras.
    Enfim, ainda existem pessoas que exalam amor pelo
    e no que fazem, e quando as encontramos não conseguimos
    ficar indiferentes, aliás, não conseguimos sequer
    não ficar maravilhados.
    Parabéns e obrigada.

  16. flaviapantoja disse

    22 dez 2010, 1:22 pm

    Monica, muito obrigada pelo carinho!! Eu tenho estado ausente do blog pois tenho muito trabalho no final do ano, mas tuas palavras me animam em continuar ! As vezes, confesso que fico um pouco desanimada pois fico com a impressao de estar “falando sozinha” aqui, mas acho que isso tambem faz parte da blogosfera.. Um beijo, Feliz Natal e um excelente ano de 2011 para voce e teus queridos. Flavia

  17. Viviana disse

    16 mar 2011, 5:15 pm

    Oi Flavia, tudo bem? Como pode perceber tenho mesmo passeado pelo seu blog, e agora achei essa receita de trufa super simples de fazer.

    Uma pergunta sobre ela. Já vi muitas receitas de trufas que levam creme de leite, a sua não, tem algum motivo? Elas ficam mais firmes e mais saborosas sem o creme de leite por exemplo?

    Um beijo!
    Viviana

  18. flaviapantoja disse

    16 mar 2011, 8:38 pm

    Viviana, não existe uma regra para trufas. E tem por ai milhares de receitas diferentes, que incluem ou não creme de leite. Por essa recetia levar chocolate ao leite, o creme de leite é desprezivel pois ele iria diluir ainda mais o sabor do chocolate. E pessoalmente, nao gosto da combinação creme de leite/maracuja. Um bj, Flavia

  19. Viviana disse

    17 mar 2011, 10:09 am

    Oi Flavia, interessante, aprendi mais uma coisa. :)

    Muito obrigada!
    Bjos,
    Viviana

  20. Viviana disse

    15 abr 2011, 7:45 pm

    Oi Flavia, tudo bem?

    Já fiz essa trufas 2 vezes e ficou deliciosa, mas hoje, fazendo 2 receitas juntas para o aniversário do meu marido, o chocolate resolveu desandar, virou um chiclete depois de colocar o caldo do maracujá e não consegui uma mistura homogenea depois de acrescentar a manteiga.

    Você sabe me dizer o que pode ter acontecido?
    O maracujá pode ter sido cozido demais?
    Fazer 2 receitas juntas não dá certo?

    O que eu fiz para tentar fazer a manteiga misturar no chocolate foi deixar uns segundos no microondas, mas a massa ainda ficou com a consistência de um chiclete. Será que perde o gosto?

    Se puder me ajudar me dando alguma dica do que pode ter acontecido eu agradeço.

    Obrigada!
    Um abraço,
    Viviana

  21. flaviapantoja disse

    15 abr 2011, 8:03 pm

    Viviana, Voce usou o mesmo chocolate , a mesma marca? A manteiga derreteu no micro-ondas (não aconselho por a manteiga no MO pois ela derrete e nao amolece…)?  Mesmo que a calda de maracuja tenha passado do ponto, acho que não tornaria a mistura “um chiclete”. Com o pouco que eu sei, acho que o problema foi no derretimento do chocolate. Tem que se tomar muito cuidado na hora de derrete-lo pois qualquer liquido que entre em contato com o chocolate (seja ele uma gota d’agua ou vapor até) na hora do derretimento faz o chocolate endurecer e ficar com o aspecto granuloso. Eu não sei como está agora mas talvez usar umas gotinhas de oleo (girassol) ajude a dar o ponto (esse metodo de recuperar o chocolate funciona para algumas coisas, mas nao sei se vai funcionar depois de ja ter sido incorporado o maracuja). E sim, voce pode dobrar a receita sem problemas. Espero que isso te ajude! Um bj, Flavia

  22. Viviana disse

    15 abr 2011, 8:32 pm

    Sim Flávia, usei tudo igualzinho e a manteiga foi temperatura ambiente, sem ter que derreter.
    Antes de colocar a calda do maracujá o chocolate estava na consistência derretida, sem diferença das outras vezes que fiz, mas caiu umas gotas de agua antes de eu derreter em banho maria, talvez depois do contato com outro ingrediente como foi do maracujá ele se tornou rebelde por conta dessas gotas de agua. :)

    Ah, a forma banho maria que usei das outras vezes tb foi colocar a travessa com o chocolate na panela de agua e levar ao fogo até a agua esquentar, talvez hj passou um pouco do tempo e acabou cozinhando mais o chocolate né?

    Obrigada pela ajuda! Vou tomar mais cuidado da proxima vez com o derretimento do chocolate.

    Bjos.
    Viviana

  23. Maria Pia disse

    20 jun 2011, 11:00 pm

    Mestre Flavia,

    sera que posso substituir o maracuja fruta por suco?

    Estou louca p/ fazer estas trufas mas com medo de nao funcionar com o suco. Talvez se usar creme de leite p/ dar uma incorporada no suco seja uma alternativa, ne?

    Bjos, Pia

  24. flaviapantoja disse

    20 jun 2011, 11:10 pm

    Pia, nao usa creme de leite não! Usa o suco mesmo só que reduz ele antes, numa panela para dar uma engrossada. Ponha algo como 350 ml/400 ml de suco numa panela e deixa reduzir até obter os 250 ml. Alem do creme de leite não combinar nada com maracujá, ele vai ‘abafar’ o perfume da fruta. Bjss

  25. Adriana Rodrigues disse

    10 nov 2011, 2:59 pm

    Oláa! Sempre visito o seu blog, ele é tudo de bom!
    Com toda a certeza eu vou fazer essa receita!
    Parabéns pelo blog!
    Se der, visita o meu! http://culinariacadecasa.blogspot.com/
    Beijoo!

  26. Rosangela Dias disse

    14 dez 2011, 10:21 am

    Encontrei se site por acaso adorei
    Parabens
    Bjsjsj

  27. patricia disse

    25 mar 2012, 5:30 pm

    Gostaria de fazer as trufas para a Páscoa, com alguma antecedência. Quanto tempo você acredita que elas podem ser mantidas na geladeira sem alterar a qualidade?
    Obrigada,

  28. flaviapantoja disse

    25 mar 2012, 11:49 pm

    Patricia, essas trufas ficam guardadas 2 ou 3 dias no maximo, se estiverem bem armazenadas. Bj, Flavia

  29. Viviana disse

    25 mar 2014, 3:40 pm

    Oi Flavia, tudo bem?

    Eu amo essa sua receita de trufa e sempre faço, e esses dias pensei se seria possível usar essa massa para rechear um bolo, seria possível? Teria que ficar tempo menor na geladeira? Será que depois de rechear o bolo e ficar fora da geladeira derreteria? Enfim, se puder me ajudar eu agradefo mais uma vez. ;)
    Um beijo.

  30. flaviapantoja disse

    25 mar 2014, 6:40 pm

    Viviana, esse ganache nao tem estabilidade para ser usado de recheio em bolos. Um bj, Flavia

  31. Andrea Alves disse

    16 mar 2016, 11:30 pm

    Olá Flavia. Fui derreter o chocolate ao leite em banho-maria para fazer ovos e caiu água dentro. Coloquei no micro-ondas na hora ficou bom, mas depois virou um chiclete. O que faço?

  32. flaviapantoja disse

    18 mar 2016, 8:37 pm

    Oi Andrea, não é facil fazer o chocolate voltar a derreter depois que algum liquido respinga. Uma das opçoes é derrete-lo com oleo, manteiga clarificada ou creme de leite. Mas nesse caso voce nao deve mas usa-lo para as trufas. um beijo, Flavia

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem