simplesmente delícia

4 de dezembro de 2009

É difícil imaginar minha cozinha sem meus condimentos e especiarias preferidos. Eles tornam tudo um pouco mais divertido, nos ajudam a sair da monotonia dos temperos básicos e nos abrem portas para mundos pouco visitados.  Não sei o que seria de mim sem meu gengibre, ou meu chutney preferido (meu reino por meu chutney de limão!) uma bela mostarda francesa ou um excelente curry. Assim, quando a ZAHAR me mandou uma copia do livro Ervas, Temperos e Condimentos do Tom Stobart (coordenação de Rosa Nepomuceno) foi com ainda mais carinho que ataquei a leitura deste.

E vou dizer, o livro é ainda melhor do que eu esperava. Cada nome vem seguido da sua tradução em 6 idiomas alem do nome cientifico; pode parecer bobagem mas quando compro sementes de kümmel para fazer minha querida salada de tâmaras, não sabia que estava comprando na realidade alcaravia (em português).  O texto explicativo inclui alem de descrição de origem, sugestões de uso e anedotas sobre a historia do tempero na culinária, na medicina e na “magia”! Adorei saber mais sobre as diferenças entre as diferentes pimentas, por exemplo: Sempre me perco com todos os tipos de pimentas vermelhas!!

O mais gostoso desse livro é que alem de ser uma excelente enciclopédia e referencia para qualquer pessoa que goste de cozinhar (mas tambem para biologos e jardineiros em potencial!), ele também é uma ótima leitura. O texto é informal e bem escrito, cheio de anedotas divertidas e fatos interessantes! Realmente um prazer de ler!

Como tenho recebido vários livros para ler e postar receitas no blog, aqui estão algumas considerações.

 

9 comentários

  1. Carol disse

    04 dez 2009, 1:04 pm

    Flávia, que saudades do seu cantinho…Não sei oque acontece mas seu blog nunca atualiza no meu blogroll…Menina, quanto livro bom…Queria eu ter uma biblioteca dessas, sou fascinada por livros que falam tudo sobre comida, seja de qualquer assunto. Pena ser tão caros!! De ervas e condimentos ainda não tenho mas deve ser um encanto, também tenho muitas aqui e não me imagino sem minha bandeja cheirosa, como a chamo!! Um grande beijo

  2. flaviapantoja disse

    04 dez 2009, 1:16 pm

    Oi Carol!! Agora voce pode  receber os posts novos no teu email. É so se inscrever ali no canto esquerdo da pagina! Um bj! Flavia

  3. Gina disse

    04 dez 2009, 2:44 pm

    Flávia, se você está recomendando, quem sou eu para questionar.
    Acabei de montar uma pequena horta de temperos (micro, na verdade!). É tudo de bom.
    Uma vez um libanês fez alguns pratos para nosso pessoal do trabalho. Embora fossem pratos conhecidos, todos queriam saber o por quê de ficarem diferentes e tão saborosos. O segredo, claro, estava no tempero certo.
    Bjs.

  4. Verena disse

    04 dez 2009, 4:52 pm

    Flávia,
    que delícia receber livros para analisar e se encantar! Este particularmente deve ser muito especial mesmo! O que seria da comida sem os toques dos temperos?
    Um beijo grande!
    Ah, fiquei com vontade de experimentar a salada de tâmaras…

  5. Cris Stein disse

    05 dez 2009, 4:28 am

    Olá Flavia,
    Que surpresa ver esse livro sendo editado em 2009 no Brasil.
    Tenho a segunda edição alemã de 1974 (!!!), ganhei do acervo da sogrona. Enciclopédia agradabilíssima de se consultar.
    No livro falta-me apenas ilustração. A presença de algumas páginas ilustradas não substitui a ilustração de cada erva. Você procura um nome e encontra também visualmente. Talvez nas novas edições isso tenha mudado.
    Indo ao Brasil, não vou deixar de folhear a parte brasileira.
    Abraço,
    Cris

  6. flaviapantoja disse

    05 dez 2009, 6:00 am

    Oi Cris, esse livro vem sendo re-editado desde que foi publicado e continua sendo, pelo que li na minha rapida pesquisa, o livro sobre ervas e condimentos mais popular. A ediçao brasileira parece ser identica as outras e concordo com voce que as ilustraçoes poderiam ser mais (em quantidade) e melhores (fotos!). Eu acho tambem que o livro se beneficiaria de um update , inclusao de usos para as ervas/condimentos/especiarias mais contemporaneos etc, mas ainda assim  achei uma delicia e tenho aprendido muito com ele ! Um beijo e bom final de semana! Flavia

  7. marina mott disse

    05 dez 2009, 8:37 am

    Que delícia receber um livro assim! Adorei as fotos, devo dizer!

  8. Ana Elisa disse

    05 dez 2009, 10:20 am

    Flavia,
    Tenho gostado muito desse seu espaço! Adorei ver a fotografia da sua estante de culinária. Assim me sinto menos psicótica, sabendo que há outras pessoas no mundo com tantos livros… :)
    Parabéns pelo lindo trabalho no blog!

    Beijos,
    Ana.

  9. Luciana De Camillis disse

    07 dez 2009, 1:12 am

    Flávia, acabei de conhecer o seu blog, parabéns, gostei muito!!
    Este seu cantinho é especial!!
    Beijos
    Luciana