simplesmente delícia

1 de dezembro de 2009

  • A nossa vida tão corrida, especialmente nessa época do ano, não nos permite viver e comer como faziam antigamente, numa época onde era perfeitamente normal assar sempre seu pão (todos os dias!!) ou fazer seu próprio queijo. Hoje a vida parece mais difícil, não temos tempo pra nada, e naturalmente o comercio supriu essa carência.  É mais fácil entrar e comprar um pão na padaria ou um queijo no supermercado. Mas eu continuo acreditando que as pessoas, quando comem uma coisa feita em casa, que seja ela um bolo fresco ou um pão incrível, percebem logo a diferença.
  • Eu tenho tentado me policiar pra não cair na tentação de querer fazer tudo em casa. Essa semana mesmo eu desisti de fazer hambúrguer porque não tive tempo de assar os pães. Mas quando estou no meu estado normal consigo me desvencilhar das minhas neuroses e foi o que aconteceu com esse croissant. Eu pensei em fazer os croissants em casa para mostrar a vocês como fazer massa folhada. Mas aí pensei no calor do verão carioca, na correria da minha vida no final de ano e achei que talvez não fosse uma boa idéia. Fui então a uma padaria ótima aqui do Rio, a Talho Capixaba, e comprei os croissants prontos. E sabe o quê??  Não fez a menor diferença.  Os croissants recheados com o creme de amêndoas ficaram maravilhosos!  Perfeitos tanto no café da manhã quanto no lanche.
  • Alias esse creme de amêndoas, que na França chamamos de frangipane, é uma delicia e super versátil. Ele deve ser usado sempre assado: experimente num fundo de torta de maçãs ou recheando peras ou maças assadas inteiras.
  • Mas aqui entre nós, ainda estou namorando a idéia dos pães para hambúrguer… Alguém se habilita??
  •  
  •  
  • ingredientes

  • 6 a 8 croissants, “envelhecidos” pelo menos 2 dias
  •  
  • ¼ de copo de água
  • ½ copo de açúcar
  • 3 colheres de sopa de suco de laranja
  •  
  • ¾ copos de amêndoas inteiras
  • ¼ copo de amêndoas fatiadas
  • 1/3 copo de açúcar
  • 1 ovo
  • ½ colher de sobremesa de aroma de baunilha (ou ¼ de amêndoas e ¼ de baunilha)
  • 3 colheres de sopa de manteiga sem sal, temperatura ambiente

  •  
  • modo de preparo

  • 1. Numa panelinha, misture a água e o açúcar e leve ao fogo. Deixe ferver uns 3 minutos, até o açúcar derreter totalmente. Retire do fogo, junte o suco de laranja e reserve. Essa calda pode ser feita até 2 dias antes: guarde na geladeira.
  • 2. Na vasilha do processador, ponha as amêndoas inteiras e o açúcar. Triture até formar uma farinha grossa, usando o botão do “pulse”. Adicione o ovo e os aromas e triture até formar um creme. Junte a manteiga e triture mais uns 10 segundos. Pare o processador, limpe as laterais da vasilha com uma espátula e triture mais 10 segundos. Ponha todo o creme numa vasilha e leve à geladeira por no mínimo uma hora. Esse creme pode ser feito com até 3 dias de antecedência.
  • 4. Pré-aqueça o forno a 180°C. Ponha as amêndoas fatiadas em um tabuleiro e leve ao forno para tostá-las, aproximadamente 8 minutos. Vigie de perto pois queima rápido!! Retire do forno e reserve.
  • 3. Com uma faca de serra abra os croissants ao meio . Molhe a parte de baixo de cada croissant com uma colher de sopa de calda. Depois ponha aproximadamente uma colher de sopa de creme de amêndoas e espalhe por todo o pão. Cubra com a parte de cima do croissant. Com uma faca sem fio passe mais uma colher de sopa de creme de amêndoas por cima e salpique com as amêndoas fatiadas. Ponha o croissant preparado num tabuleiro forrado com papel manteiga (ou alumínio). Repita o processo com todos os croissants. Dependendo do tamanho doa pães, você vai conseguir preparar 6 ou 8 croissants recheados com essa quantidade de creme de amendoas.
  • 4. Leve ao forno por 25 minutos ou até dourar.
  •  
  • Outra Boa Idéia: Granola Feita em Casa

 

 

12 comentários

  1. marina mott disse

    02 dez 2009, 4:17 am

    Que fotos lindas! E que delícia deve ser!!

  2. Sarinha disse

    02 dez 2009, 8:46 am

    Flavinha, que escandalo!!! Ficaram lindos!!!

    Bjos

  3. Cacahuete disse

    02 dez 2009, 9:21 am

    Ja estou a algum tempo para fazer croissants em casa, mas ainda nao consegui. Adorei este recheio, deve ser uma delicia. Acho que e desta que vou fazer os croissants e experimentar este molho magnifico.

    Bjs

  4. Carol disse

    02 dez 2009, 1:44 pm

    Já fiz croissant em casa. Ficam lindos mas são sinônimo de uma tarde inteira de trabalho e dedicação…hehehehehehhe
    Agora esse creme de amendoas… hum… tem cara de chá de Natal com as amigas!

    =)

  5. grazi disse

    02 dez 2009, 2:11 pm

    miammm, que maravilha!!!!

  6. Verena disse

    02 dez 2009, 3:04 pm

    Amo croissants! Já fiz em casa com minha mãe e irmã e ficou maravilhoso!!! Adorei a idéia de rechear com Frangipane, deve ficar divino!!!
    Beijos!

  7. Claudia disse

    02 dez 2009, 3:30 pm

    Flávia,

    Acho que se eu pudesse faria tudo em casa, ando numa disposição para não comprar nada pronto. Por hora não me custa nada fazer em casa aquelas coisas que dificilmente encontro boas se forem compradas prontas. Tanta porcaria a venda agora.

    E sabe que ontem eu estava namorando a receita de croissant, não de massa folheada, mas uma receita de croissant mesmo, mais docinha inclusive, mas desisti no final. Eu ando com uma dor nas costas (tenho um problema crônico numa vertebra teimosa que volta e meia sai do lugar) que não está me deixando dormir nem trabalhar! Parei de nadar estes meses e isso é o que acontece comigo!

    Eu nunca fiz pão de hamburguer-hamburguer, mas já fiz um coiózinho tão bom, macio, meio doce, mas dá para reduzir a quantidade de açúcar e usar no hamburguer, colocar umas sementes de gergelim por cima ia ficar tudo. Ontem fiz uma espécie de challah e ficou divina.

    Bj,

    C.

    Ps. Adoro frangipane (qualquer creme com nozes e castanhas) e passei a usar numa torta de mirtilos que ficou um sonho.

  8. Gina disse

    02 dez 2009, 3:35 pm

    Flávia, nem provei mas já gostei, meu Deus!
    Só fiz massa folhada uma vez na vida e não me animo a repetir, nem tanto pelo trabalho, porque vivo fazendo coisinhas trabalhosas, mas pela quantidade de gordura. Mas devo confessar que gosto da massa folhada…
    Bjs.

  9. Fabiana disse

    02 dez 2009, 5:37 pm

    Flavia,
    Realmente, com a correria do dia a dia, viramos escravos dos produtos industrializados.
    Mas depois que fiz o meu primeiro cookie, nunca mais abasteci a minha dispensa com aqueles cookies vendidos nos super mercados.
    A gente sente a diferença, fica menos pesado e com o nosso toque.
    Achei ótima essa sua idéia de juntar uma delicia comprada com uma delicia feita por você.
    Ficaram ótimas!
    bjs

  10. Pam disse

    02 dez 2009, 7:13 pm

    Hum, estes Croissants parecem ótimos com o creme, adorei a idéia, não conhecia :)
    beijinhos

  11. maria disse

    02 dez 2009, 7:40 pm

    Olá ssrá que alguém tem uma receita de croissant simples?

    Podem me informar p.f.

    Deixo o meu mail.

    sorrisomlm@gmail.com

    Bjs maria

  12. moranguita disse

    03 dez 2009, 10:08 pm

    flavia se ha coisa que adoro comer na pastelaria quando vamos lancher fora e um crosissant de amendo
    porque e coisa que nao faço em casa:-)
    que bons que ficaram:-)
    beiijoca

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem