simplesmente delícia

22 de novembro de 2009

  • Quando o calor brutal vai chegando aqui no Rio, quando cedo pela manhã a temperatura já está escaldante, quando o céu límpido dos meses mais frescos dá lugar à bruma incessante do verão carioca, quando as ruas começam a ficar cheias de turistas, quando as primeiras decorações de natal vão aparecendo nas ruas, o meu animo começa a mudar.
  •  
  • É difícil eu me encantar com a perspectiva das festas de final de ano quando me lembro das intermináveis listas de presentes, quando há fila para tudo e todos parecem se estressar com festas, embrulhos a serem feitos, obrigações a serem cumpridas, e a temperatura está, pelo menos para mim, insuportável. Quanto mais o tempo passa, mais tenho saudades de uma época onde era tudo mais simples e tranqüilo, onde um presente feito em casa tinha mais significado do que uma caixa com um laço qualquer de uma loja de shopping. Nos últimos anos, eu tenho olhado o final de ano menos como um período de festas e mais como uma estação: o verão. Com o calor, não tenho vontade de comer pratos quentes e pesados, mas quero poder servir coisas bonitas, coloridas e cheias de sabor para minha família e amigos. Há sempre espaço para comidas tipicamente natalinas e ninguém gosta mais do que eu de bolo de frutas secas por exemplo, mas quero também ver nas mesas de festas de final ano, pratos menos tradicionais e talvez um pouco mais condizentes com nossa estação. O casamento da lula com a lingüiça vai fazer mais de uma pessoa levantar a sobrancelha em guiso de espanto mas não é uma combinação incomum: na paella por exemplo, frango, frutos do mar e chorizo formam uma deliciosa simbiose. Escolha uma lingüiça fina, bem temperada, que vai dar ao prato um perfume um pouco defumado que casa perfeitamente bem com a lula. E por favor, por favor mesmo, não cozinhem as lulas por mais de 1 minuto ou voce terá uma carne borrachuda e indigesta. E, a melhor parte, essa salada fica ainda mais gostosa se preparada de véspera.
  •  
  • Serve 6 a 8 pessoas
  •  
  •  
  •  
  • ingredientes

  • 1 quilo de lulas
  • 4 tomates maduros
  • 1 cebola roxa pequena
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sobremesa de páprica
  • ½ lata de grão de bico
  • 250 gramas de lingüiça, fina
  • 1 copo de salsinha
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 colhe de sopa de vinagre de vinho tinto
  • 1/3 copo de azeite de oliva extra-virgem
  •  
  • modo de preparo

  • 1. Limpe bem as lulas ou peça ao seu peixeiro de confiança para fazê-lo para você. Corte o corpo das lulas em rodelas e deixe os tentáculos inteiros. Se forem grandes demais, parta-os. Ponha tudo numa vasilha. Numa panela grande, ferva bastante água com sal. Quando a água estiver fervendo, ponha as lulas na panela e ligue o cronometro. Conte 60 segundos e tire do fogo. Imediatamente escorra as lulas e passe-as na água fria para cessar o cozimento. Reserve.
  • 2. Corte a lingüiça em pedaços pequenos. Frite toda a lingüiça e reserve.
  • 3. Agora parta os tomates, retirando as sementes e pique em cubos. Corte a cebola em pedaços pequenos também. Escorra o grão de bico e ponha tudo numa vasilha grande: tomates, cebola, grão de bico, lingüiça e lulas.
  • 4. Numa panelinha refogue ligeiramente o dente de alho com 1 ou 2 colheres de azeite. Não deixe o alho queimar! Junte a páprica, mexa mais um pouco de retire do fogo. Ponha numa vasilha pequena e junte o suco de limão, o vinagre, sal e pimenta a gosto. Ajuste o tempero e acrescente o azeite. Mexa bem e regue a salada com o vinagrete. Misture bem com uma espátula e leve à geladeira. Essa salada fica melhor se deixar descansar na geladeira por algumas horas (eu faço de véspera). Quando for servir, tire da geladeira uns 20 minutos antes, junte a salsinha e mexa de novo para molhar toda a salada com o molho que ficou no fundo da vasilha.
  •  
  • Outra Boa Idéia: Salada de Funcho com Sementes de Romã e Sumac

 

13 comentários

  1. marina mott disse

    22 nov 2009, 5:37 pm

    Parece bom, lindo com certeza ficou!!
    Eu nem te falo sobre essa loucura do natal… já faz um tempo que eu fico almejando pelo dia 2 de janeiro e a obrigação da euforia cumprida!

  2. Tiago Lopes disse

    22 nov 2009, 7:10 pm

    O calor a aumentar por esses lados, e o frio a chegar aqui!… Mesmo assim, a salada está com um aspecto convidativo, apesar do frio!

  3. gina disse

    22 nov 2009, 9:14 pm

    Flávia, nossa família já pulou algumas dessas etapas de festas de final de ano, como por exemplo, presentes. O próximo passo de 2009, será não fazer ceia, só petiscos…
    Essa salada seria algo que comeria com prazer.
    Bjs.

  4. Daniela disse

    23 nov 2009, 9:08 am

    Flavia, volte a fazer os seus presentes! Ainda mais você, que tem a colher de ouro! Vai fazer presentes deliciosos, e me desculpem quem não da valor, mas eu prefiro sempre esse tipo de presente aos outros…

    beijo grande

  5. Cacahuete disse

    23 nov 2009, 9:25 am

    Realmente acho que a loucura do Natal ja se comeca a ver um pouco por todo o lado. Esta salada deve ser bem boa, pois alinguica combina super bem com lulas e polvo, a mim nao me parece nada ser uma combinacao estranha, mas sim super saborosa.

    Bjs e boa semana

  6. Dani disse

    23 nov 2009, 9:54 am

    Adoro o frescor de saladinhas feitas com frutos do mar.

    E o corre corre de final de ano me faz cada vez pensar mais no hávito de consumo que vamos vivendo.

    Bjs

  7. Moira disse

    23 nov 2009, 11:54 am

    Flávia,
    Eu gostei dessa combinação de lula com linguiça que vai ficar guardada até ao nosso verão.
    E adorei o prato, os desenhos das uvas e das parras são lindíssimos, e parece loiça portuguesa :)
    Beijinho
    Moira

  8. flaviapantoja disse

    23 nov 2009, 4:56 pm

    Moira, teu olho é bom mesmo ! Esse meu prato que tenho ha 20 anos, é portugues ! Um beijo!

  9. Tânia Saj disse

    23 nov 2009, 7:08 pm

    Que salada linda….adorei as duas dicas.
    Bjs

  10. Canela disse

    24 nov 2009, 9:44 am

    Muito bonita a salada e gosto dessa junção,já a testei na feijoada de chocos.
    Concordo Flavia,o Natal representa para mim o convivio com a familia,os presentes são o que menos importa.
    Beijos

  11. iliane disse

    24 nov 2009, 3:26 pm

    amei essa salda refrescante para o verão que já chegou..amei conhecer seu blog..vou seguir..bjus

  12. moranguita disse

    25 nov 2009, 8:36 pm

    saladinha boa esta.
    que maravilha que deve ser.
    beijinhos

  13. Sergio disse

    04 jul 2010, 9:39 pm

    Oi Flavia ! Tudo bem ? Aqui eh o Sergio Brandao, amigo do Pedro. Ontem o jantar do seu irmao foi otimo, um super cordeiro c/ couscous marroquino !!! To escrevendo primeiro p/ te parabenizar pelo site q ta super bacana, vou tentar algumas receitas em breve… Se der certo depois combino c/ a Cris e o Ricardo e fazemos um jantar aqui em casa. Em segundo lugar gostaria de te pedir o telefone da pessoa que fornece os queijos, acho que eh uma suica que vc descobriu na feira de ipanema, ou algo nessa linha… O Pedro disse que vc teria o contato. Ele ontem serviu esses queijos que estavam realmente surpreendentes !!! Agradeceria se me mandasse pelo meu email. Bjs e obgdo, Sergio

Trackback URI | RSS de Comentários

comente!

Mensagem