simplesmente delícia

Arquivo de novembro de 2017

7 de novembro de 2017

A ricotta não costuma gerar muitas emoções fortes. Normalmente ela é odiada, tolerada ou apenas ‘gostada’. E é verdade que é um queijo meio insípido, meio enfadonho e talvez até desprovido de uma personalidade mais marcante, mas talvez até por isso mesmo ele seja um bom veículo para experiências interessantes  na cozinha.

Eu descobri a ricotta assada numa receita interessante que durante bastante tempo fiz repetidamente- eu sou assim, uma criatura de hábitos e amores longos. Mais recentemente, simplifiquei-a e agora preparo minha ricotta de forma mais simples, e sirvo com legumes grelhados e salada verde, saindo do forno e até mesmo fria (depois de assada). Uvas vermelhas sem caroços, assadas com um fio de azeite, sal e pimenta por uns 8 a 10 minutos,  ficam especialmente boas com a ricotta.

Ingredientes

1 ricotta fresca inteira, sem o líquido (se houver) [eu gosto da marca Fazenda Vermelha]

Raspas de limão

Um fio de mel

1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem

Sal e pimenta do reino

Modo de preparo

1. Pré aqueça o forno a 180 graus.

2. Seque um pouco a ricotta com papel absorvente se ela estiver muito molhada. Unte levemente  uma pequena travessa que vá ao forno com um pouco de azeite (à parte da colher de azeite da lista de ingredientes) e ponha a ricotta. Raspe um pouco da casca de um limão pequeno, tomando sempre cuidado para não ralar a parte branca da fruta (que é amarga). Regue com um pouco de mel e o azeite. Tempere com sal e pimenta do reino.

3. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até a ricotta estar levemente dourada e um pouco estufada. Sirva quente ou morna, com uma salada verde caprichada, legumes assados e grelhados, etc.