simplesmente delícia

Arquivo de maio de 2017

18 de maio de 2017

Eu não sempre gostei de repolho. Aliás, me lembro exatamente da receita que me fez virar a casaca. Foi a receita da salada de repolho, ervas e amendoim, que aliás faço regularmente e continuo gostando tanto quanto no primeiro dia fatídico. Depois dessa receita, um Mundo se abriu e eu passei a realmente adorar essa verdura.

Entendo perfeitamente bem que não seja alguma coisa que justifique termos um disfribilador na cozinha. Acho que ninguém vai ter sérias palpitações ao ver um repolho… , mas será que não deveríamos (vocês, claro) lhe dar outra chance? É realmente uma verdura muito versátil. Ela é perpetuamente disponível nos mercados (sua época é fevereiro/março, quando o preço está mais baixo) e é sempre indulgente em qualquer receita. Eu admito preferir o repolho crú, como em saladas, mas nessa receita ele é apenas cozido, e com os ovos, faz desse prato, para mim, uma refeição inteira. O repolho casa muito bem com o vinagre branco e o azeite, e as ervas dão aquele certo je-ne-sais-quoi  , aquele charme que eleva um prato qualquer a algo realmente delicioso.
Sirva morno ou a temperatura ambiente.
Eu postei essa receita no Facebook em Setembro 2014

Ingredientes

1 repolho verde médio, ou ½ repolho grande

4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco (um BOM vinagre branco, ou vinagre Balsamico Branco)

Sal e pimenta do reino

4 colheres de sopa de azeite de oliva

4 ovos (de preferencia orgânicos)

1 copo de ervas frescas, picadas (salsinha, coentro, manjericão, endro, etc)

Modo de Preparo

  1. Pique o repolho em fatias finas, tomando cuidado para retirar o talo duro que tem no centro dele. Esquente o vinagre numa panela grande. Quando o vinagre estiver quente, junte todo o repolho picado e mexa por um ou dois minutos até ele murchar ligeiramente. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta do reino e regue com todo o azeite. Mexa delicadamente e tampe a panela para o repolho ‘marinar’ uns 20 minutos.
  2. Enquanto isso, ponha os ovos numa panela media com agua. Leve ao fogo e quando começar a ferver, ligue o cronometro para 6 minutos. Quando apitar 6 minutos, escorra os ovos e passe-os debaixo da agua fria para cessar o cozimento. Aproveite e descasque-os debaixo da agua corrente. É bem mais fácil assim!
  3. Depois que o repolho tiver marinado, junte as ervas frescas, misture de novo e arrume num prato. Pique os ovos grosseiramente por cima e sirva morno ou a temperatura ambiente.
Outra Boa Opcao: Salada de Repolho e Macas com Molho de Curry

12 de maio de 2017

A idéia era voltar por essas bandas com alguma receita mais ilustrativa da maneira como minha família e eu temos nos alimentado nos últimos anos. Mas a verdade é que, essas duas últimas semanas, os dois filhos estavam em período de prova na faculdade, e por alguma razão que eu desconheço, eles ficam particularmente enlouquecidos atrás de açúcar. Nessas horas não adianta tentar trapacear e apresentar a eles um doce com menos cara de doce (na concepção deles, claro). Algo como meu querido bolo de amêndoas e abobrinha. Isso é ótimo, e rola de tempos em tempos - apesar dos protestos do filho, que não simpatiza com a inclusão das amadas abobrinhas no bolo! Mas tem certas horas, certos momentos fatídicos, em que só uma dose letal de açúcar resolve o problema. Sim, aquela dose capaz de por uma cidade inteira em coma diabético.

Eu usei chocolate ao  leite misturado com o chocolate meio-amargo (procure um chocolate meio-amargo com teor mais elevado de cacau, acima de 44%) para equilibrar um pouco mais os sabores, e ficar menos doce e enjoativo, mas você pode usar apenas o chocolate meio-amargo também. Se não quiser usar os marshmallows, use mais biscoitos, ou então passas, nozes ou castanhas.

Ingredientes

150 gramas de chocolate ao leite

150 gramas de chocolate meio-amargo

200 gramas de biscoitos tipo Oreo ou Negresco, sem o recheio, picados grosseiramente

200 gramas de biscoitos tipo Leite Maltado (Piraquê)  , picados grosseiramente

100 gramas de marshmallows picados

150 gramas de manteiga sem sal, à temperatura ambiente

1 gema de ovo, orgânico e bem fresco

100 gramas de chocolate meio-amargo

Biscoitos de chocolate e marshmallos para decorar

Modo de Preparo

1. Pique os chocolates e ponha numa tigela pequena. Pouse essa tigela em cima de uma panela com 3 dedos de agua, e derreta o chocolate em banho-maria. Atenção para não deixar o fundo da vasilha tocar na agua fervente da panela. Deixe esfriar um pouco.

2. Enquanto isso, pique os biscoitos e os marshmallows e ponha tudo numa vasilha grande.

3. Na vasilha da batedeira, ponha a manteiga, e bata muito bem até ela estar bem pastosa e lisa e ligeiramente mais clara. Adicione a gema e bata mais um pouco. Quando o chocolate derretido estiver resfriado um pouco (não queremos ele quente para não derreter a manteiga!) junte à manteiga e bata só até tornar o creme homogêneo.

4. Entorne o creme de chocolate no mix de biscoitos e marshmallows, e com uma espátula, mexa com cuidado, até todos os pedaços estarem envoltos do creme.

5. Forre uma vasilha ou assadeira de aproximadamente 22 X 22 cm com filme plástico. Entorne a mistura de biscoitos nela, e aperte bem. Fica mais fácil cobrir tudo com mais um pedaço de filme plástico e apertar com os dedos até não haver mais vácuos entre os biscoitos e marshmallows. Leve a geladeira por pelo menos 4 horas.

6. Para a calda de cobertura, derreta o chocolate meio-amargo (100gr) em banho-maria (como explicado acima). Deixe esfriar um pouco. Retire o bolo de biscoito da geladeira, desenforme retirando o filme plástico e ponha num prato. Espelhe o chocolate por cima, enfeite com biscoitos, marshmallows e granulados, e leve a geladeira mais um pouco para endurecer o chocolate. Ou sirva imediatamente se preferir a calda mais cremosa. Eu recomendo guardar esse bolo na geladeira e retirar um pouco antes de servir.