simplesmente delícia

Arquivo da categoria 'na web'.

18 de setembro de 2017

Sábado 16 de setembro é o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. É aquele dia em que mundo afora pessoas saem para ajudar a limpar suas praias e seus rios da quantidade assombrosa de lixo que ali flutua. Eu desci na minha praia local, munida de sacos de lixo (biodegradáveis) e luvas e a quantidade de plásticos que catei foi impressionante. Mas até aí tudo mais ou menos bem, afinal todo nós sabemos o quão sujos estão nossos mares,certo? O que me assombrou verdadeiramente foi a quantidade de canudos de plástico que recolhi na areia.
Os números são assustadores. No Mundo todo, 90% do lixo dos oceanos é plástico. Apenas nos Estados Unidos, são 500 milhões de canudos descartados diariamente (não achei um numero fiável para o Brasil). Pense nisso. Todos os dias 500 milhões de canudos vão para o lixo apenas naquele país. E esses canudos não são biodegradáveis, o que quer dizer que levam até 100 anos para decompor (quem não lembra do triste vídeo da tartaruga). Por serem tão leves, os canudos voam e rapidamente terminam nos mares e areias piorando o desastre ecológico.
Os canudos de plásticos correspondem a 4% do lixo plástico do mundo, mas por terem a vida útil  tão curta (afinal o descartamos imediatamente assim que terminamos a bebida) são uma das coisas cujo hábito podemos mudar rapidamente e sem sofrimento. Pense nisso cada vez que for a um bar, restaurante ou lanchonete. Diga NÃO aos canudos oferecidos.
Nos, consumidores, temos o poder nas mãos. Temos o dever de provocar uma mudança radical nos nossos hábitos.
#mareslimpos
E não se esqueçam de levar BOLSAS REUTILIZÁVEIS para o mercado! Os sacos plásticos também são um gigantesco problema!

2 de agosto de 2013

  • Queridos amigos, depois de cinco anos escrevendo aqui no blog, resolvi tirar um longo período sabático. Adorei cada post que escrevi aqui, cada comentário deixado por vocês, cada amigo novo que fiz. Foram anos em que aprendi muito, me diverti muito, ganhei e perdi vários quilos, viajei e descobri coisas novas, reclamei da vida (e do calor!) e chorei minhas magoas. Muito, muito obrigada a todos os novos leitores e, sobretudo a todos aqueles que ao longo dos anos continuaram voltando aqui para acompanhar minhas aventuras na cozinha, fazer minhas receitas, sugerir pratos novos, e compartilhar suas vidas comigo.  Foi um enorme prazer participar um pouco das suas vidas!
  • Está na hora de eu trilhar outros caminhos mas tenho certeza que nos veremos por aí!
  • Obrigada por tudo, um beijo, Flavia.

20 de novembro de 2012

  • Neste próximo sábado 24, as 18:00, eu vou estar na Livraria Cultura do Shopping Fashion Mall aqui no Rio de Janeiro, falando sobre o livro ‘A Cozinha Vegetariana Para Todos’, preparando alguns pratos e dando muitas dicas. Se você estiver por perto não deixe de passar dar uma ‘alo’. Eu vou adorar a companhia!

12 de março de 2012

  • —-Sorteio Encerrado—-
  • Acabei de sortear e os números são: 37, 89, 203! Vou já encaminhar os emails avisando e pedindo os endereços.
  • Desde já, muito, muito obrigada pela participação de todos, e pelo privilegio de ter podido ouvir um pouco dessas historias lindas que você escreveram aqui.  Até a próxima!

  • Ultimamente tenho tido como missão ensinar a minha filha adolescente alguma base na cozinha. O filho adolescente sempre gostou de cozinha, adora preparar o seu jantar e sobreviveria tranquilamente sozinho. Já a filha seria a melhor amiga do entregador de algum ‘delivery’. E não rola pizza.  Mas como me parece que santo-de-casa-não-faz-milagre, estou tendo que chamar (repare que não mencionei nenhuma forma de trabalho voluntario da parte dela aqui) para dar aulas básicas de como picar uma abobrinha, como fazer uma sopa (para mim, todo mundo deveria saber fazer pelo menos uma sopa!), como preparar um molho para massa, etc. Depois da aula pratica (aonde ela pica, mistura, etc. ao mesmo tempo em que tecla ferozmente no seu Blackberry), faço um interrogatório básico, para ver se de fato entrou alguma coisa no cérebro dessa minha adolescente.  E vou delegar uma refeição para ela preparar, uma vez por semana- só não comuniquei isso a ela ainda…
  • Ontem ganhei mais um pacote de lindas favas de baunilha que meu pai traz do Pará. São favas encontradas e preparadas na Bacia Amazônica, o mesmo tipo de fava que se encontra no México, foi levada para a Europa e em seguida para Madagascar dando origem a baunilha ‘Bourbon’. E como coisas boas são feitas para serem divididas, vou sortear, aleatoriamente, três comentários e mandar seis favas para cada leitor sorteado. Para isso, se você mora no Brasil, basta você deixar um comentário (se houver mais do que um comentário do mesmo leitor, serão excluídos) contando de algum prato especial, ou experiência, que você tem ou teve com seus filhos ou seus pais, na cozinha.  O sorteio (via www.random.org/) vai acontecer na terça-feira dia 20 de março.
  • xx
  • xx

  • Regras:
  • -Morar no Brasil
  • -Deixar apenas um (1) comentário (os outros serão excluídos) por email
  • -Deixar um email correto (quando postar o comentario)!
  • Três formas de usar as favas: Ao fundo um pote de açúcar que triturei com as favas secas. À direita, um vidro de essência de baunilha preparada com vodca. E na frente, as favas dentro do Rum: cortam-se as pontas das favas e deixam-as absorverem o álcool devagar (2 a 3 semanas pelo menos). Em seguida basta espremer a fava e todas as sementes saem como uma pasta. Depois é só secar a fava vazia e jogar ela no açúcar. É um excelente método que tenho usado nos últimos anos com muitos bons resultados.

8 de setembro de 2010

Minha ultima semana foi tão corrida que não tive tempo de postar nada antes de sair uns dias para aproveitar o feriado. E aproveitar foi o que fiz! Entre passeios e comidas e mercados (de comida, claro) apesar de uma gripe sorrateira que me pegou de jeito, adorei meus dias na Grande São Paulo! Espero voltar logo pois ainda falta uma série de coisas importantes da lista que meu amigo Bergamo me mandou, como por exemplo uma incrível caipirinha de jabuticaba que não me sai da cabeça…

E para comemorar a volta ao Rio, vou sortear um adesivo da minha amiga Gabi, que fez o lindo design do meu blog, e tem uma loja virtual de adesivos incríveis, a GECKO! Se você mora no Brasil, não deixe de participar: é só deixar um comentário falando de alguma coisa que tenha provado em alguma viagem (pode ser em qualquer lugar, no seu estado, no Brasil, no exterior!) que tenha ficado na sua memória e me diga também qual a cor que gostaria para seu adesivo (Dê uma espiada no site e escolha entre as 30 cores!). Vou sortear o adesivo aleatoriamente no sábado dia 11 de setembro!

Domingo, 12 de Setembro: usei o www.random.org para sortear um numero entre todos os comentarios, e este foi o 22 ! Monica, por favor me passe um email com teus dados para entrega do adesivo para Flavia@simplesmentedelicia.com

Adorei ler sobre as momentos, as viagens, e os pratos que proporcionaram tantas lembranças deliciosas. Obrigada por participar!

Próxima página »