- Eu às vezes brinco que tenho um pé no Oriente Médio mas se eu for me basear por essa receita, eu tenho os dois pés e as duas mãos naquela região. Eu já havia feito algumas variações desse prato clássico de arroz com lentilhas mas essa certamente foi a que chegou mais perto daquela que é o meu parâmetro. E não, não foi no Oriente Médio aonde provei o que para mim foi o melhor Mejadra porque ainda nunca tive o prazer de visitar a região. Mas talvez tenha sido na segunda melhor opção: Londres, que tem uma enorme comunidade imigrante.
- Foi há exatos 14 anos , quando eu estava lá para ser madrinha do casamento de uma amiga querida , que depois de partir para sua merecida lua de mel, me deixou a vagar sozinha por aquela cidade incrível. Não me lembro qual era o restaurante, nem tampouco aonde era, nem como cheguei lá mas o prato de mejadra servido com uma enorme porção de um incrível iogurte não me sai da memoria. E tem sido atrás desse Mejadra que eu ando correndo…
- Existem provavelmente tantas receitas de Mejadra (ou Mujaddara ou Moujadara) diferentes quanto de receitas de curry na Índia. Cada região ou etnia aporta uma variação então não se espante se você já viu esse prato com carne ou com trigo para quibe ao invés de arroz por exemplo. Como boa obcecada com cozinha que sou, tenho todos esses condimentos em casa mas se você não tem, ou não encontra, não desista. Eu te dou logo duas opções: compre todos os condimentos e parta a descoberta de novos horizontes, experimentando-os em molhos, carnes etc. Ou omita um ou outro condimento (já estou ouvindo daqui aqueles que não suportam cominho gritando: eu não como cominho por nada!): o que vale nessa receita é o valor agregado de todos os condimentos. Nada de sobressai de fato portanto, se você realmente não comer cominho, faça o mejadra sem ele. O mejadra, e eu, vamos sobreviver a essa pequena traição.
- Receita do livro Jerusalem de Yotam Ottolenghi e Sami Tamimi
- 250 gramas de lentilhas (verdes ou marrons)
- 4 cebolas medias
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- Aproximadamente 250 ml de óleo de girassol
- 2 colheres de chá de cominho (grãos)
- 1 ½ colher de sopa de coentro (grãos)
- 200 gramas de arroz basmati
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- ½ colher de chá de açafrão da terra (cúrcuma)
- 1 ½ colher de chá de pimenta da Jamaica
- 1 ½ colher de chá de canela
- 1 colher de chá de açúcar
- 350 ml de agua
- Sal e pimenta do reino
- 1. Lave as lentilhas e ponha-as numa panela media. Cubra com bastante agua e leve ao fogo médio por uns 15 minutos ou até elas estarem cozidas mas ainda firmes (elas ainda vão cozinhar 15 minutos com o arroz). Quando cozidas, tire do fogo e escorra. Reserve.
- 2. Com uma faca afiada, corte as cebolas em fatias bem finas. Ponha-as numa escorredor e polvilhe com a farinha e uma boa pitada de sal; mexa bem para as fatias estarem bem envoltas de farinha. Esquente o óleo numa panela media em fogo médio/alto. Teste a temperatura do óleo pondo um pedacinho de cebola: a cebola tem que fritar imediatamente. Quando o óleo estiver bem quente, ponha 1/3 das cebolas com cuidado pois o óleo vai respingar. Deixe fritar até elas estarem bem douradas, retire com uma escumadeira e ponha numa vasilha coberta com papel absorvente. Frite o resto da cebola, em duas vezes. Deixe as cebolas secarem no papel absorvente enquanto prepara o arroz.
- 3. Esquente uma frigideira grande, no fogo médio. Adicione as sementes de cominho e de coentro e toste-as por um ou dois minutos. Elas tem que começar a ficar bem perfumadas. Adicione em seguida o arroz basmati, o azeite, o açafrão da terra, a pimenta da Jamaica, a canela o açucar1/2 colher de chá de sal e pimenta do reino. Misture para envolver o arroz nas especiarias. Junte então as lentilhas cozidas e a agua e Deixe ferver. Tampe a frigideira e cozinhe em fogo bem baixo por 15 minutos.
- 4. Retire do fogo, levante a tampa e cubra a panela com um pano de cozinha limpo; tampe de novo (com o pano vedando bem a panela) e reserve por pelo menos 10 minutos.
- 5. Adicione então metade das cebolas, misture bem. Arrume num prato de servir e ponha a outra metade das cebolas por cima. Sirva com coalhada ou salada de pepinos.
ingredientes
modo de preparo
Outras Boas Idéias: Sopa de Lentilhas e Risoto de Funghi
12 comentários »